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O Covid Radar na frente do COVID-19

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Serasa Experian DataLab

O DataLab é o laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Serasa Experian: uma unidade focada na análise do uso de novas fontes de dados, combinado com algoritmos de inteligência artificial e a aplicação de técnicas tradicionais ou inovadoras, com o objetivo de resolver problemas complexos.

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Eficiência de gasto público

Considerando:

  1. Todos os recursos transferidos aos municípios dentro dos programas apontados pelo próprio Governo Federal como específicos para combate ao coronavírus, disponíveis no Painel do Portal da Transparência, para as seguintes ações:
    1. 21C0: Enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus
    2. 21C2: Benefício emergêncial de manutenção do emprego e da renda
    3. 00S3: Auxílio financeiro aos estados, ao distrito federal e aos municípios para compensação da variação nominal negativa dos recursos repassados pelo fundo de participacao
    4. 00S4: Auxílio emergencial de proteção social a pessoas em situação de vulnerabilidade, devido a pandemia da covid-19
    5. 00S5: Concessão de financiamentos para o pagamento da folha salarial, devido a pandemia do covid-19
    6. 00NY: Transferência de recursos para a conta de desenvolvimento energético (lei n. 10.438, de 26 de abril de 2002)
  2. Os dados das ações orçamentárias citadas não representam todos os investimentos do Governo Federal no combate à pandemia, já que os vários órgãos envolvidos podem executar despesas por meio de outros programas e ações
  3. Apenas os municípios que possuem dados

Metodologia de Cálculo

  1. Utilizamos dois índices de análise: o retorno sobre investimento (ROI) preventivo e corretivo
    1. ROI preventivo: avalia a capacidade dos municípios de diminuir os índices de contaminação em relação aos recursos aplicados
    2. ROI corretivo: a quantidade de pessoas que se recuperaram da doença, também considerando o valor investido
  2. Devido a diversidade de dados, onde os municípios tem cenários com quadros totalmente diferentes, por se tratar de ROI, analisamos seus aspectos de forma objetiva, evitando associações de causalidade que podem não necessariamente se comprovar. É considerado, também, quanto foi empregado para cada cidadão, consequentemente, corrigindo a disparidade estatística entre os municípios com populações maiores e menores
  3. A partir dos índices são rankeados os municípios da seguinte forma:
    1. Ranking Preventivo: oredenando por quem teve o melhor ROI preventivo
    2. Ranking Corretivo: ordenando por quem teve o melhor ROI corretivo (recuperação)
    3. Ranking Geral: é a média de ambos
  4. Escala indo de 0 à 100%, onde 100% representa a melhor eficiência, e 0 significa que perdeu tudo o que investiu
  5. O ranking dos estados é, na verdade, a média dos resultados de seus municípios, devido ao princípio da municipalização do Sistema Único de Saúde
  6. Escolhemos o ROI pois fornece um indicador idôneo para a gestão dos recursos realizada
  • Data da última atualização
    1. Dataset epidemiológico covid-19: 18/06/2021
    2. Dados de Transferências do Portal da transparência : 07/04/2021
  • O ranking dos estados é a média dos resultados de seus municípios
    Estado ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab (média) Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    MA 95.60% 97.46% 96.53% 1.592.294.084,69 232,94 1 19 1
    AL 95.53% 97.38% 96.45% 784.029.760,26 231,33 2 22 2
    BA 93.92% 98.08% 96.00% 2.707.487.353,66 170,26 4 8 3
    PE 95.14% 96.77% 95.95% 1.833.392.667,03 158,85 3 26 4
    PA 93.69% 97.30% 95.49% 1.453.942.331,99 143,09 5 23 5
    MG 93.10% 97.60% 95.35% 4.685.373.400,94 199,62 7 17 6
    PI 93.26% 97.41% 95.33% 919.921.426,61 301,39 6 20 7
    PB 92.30% 98.02% 95.16% 935.408.513,37 236,92 9 9 8
    RN 91.69% 98.21% 94.95% 825.035.355,44 240,93 12 5 9
    SE 92.25% 97.53% 94.89% 485.054.219,19 172,14 10 18 10
    TO 90.93% 98.22% 94.57% 390.070.000,46 202,86 14 4 11
    SP 91.78% 97.02% 94.40% 8.190.422.843,01 155,30 11 25 12
    GO 91.48% 97.24% 94.36% 1.370.108.594,65 241,73 13 24 13
    RJ 92.65% 95.83% 94.24% 2.360.632.824,99 181,31 8 27 14
    CE 90.42% 97.97% 94.20% 2.018.711.090,31 195,38 17 10 15
    AC 89.93% 98.44% 94.19% 202.675.124,90 149,29 19 2 16
    MS 90.64% 97.73% 94.18% 633.897.104,87 155,63 15 14 17
    RS 90.51% 97.61% 94.06% 2.387.111.404,91 161,53 16 16 18
    PR 90.30% 97.68% 93.99% 2.185.717.583,59 167,24 18 15 19
    MT 89.17% 97.40% 93.28% 692.118.554,63 183,46 20 21 20
    AM 88.30% 98.18% 93.24% 844.068.753,07 299,54 22 7 21
    RR 88.22% 98.20% 93.21% 182.356.714,70 321,93 23 6 22
    RO 88.48% 97.74% 93.11% 300.846.296,08 131,69 21 13 23
    ES 87.84% 97.80% 92.82% 775.750.793,25 166,71 24 11 24
    DF 87.75% 97.76% 92.76% 1.337.110.720,31 443,45 25 12 25
    SC 87.25% 98.22% 92.74% 1.567.524.688,09 186,57 26 3 26
    AP 84.83% 99.15% 91.99% 246.977.968,68 279,91 27 1 27
    Município ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    Bacurituba (MA) 97.93% 99.15% 98.54% 1.494.852,94 264,86 169 413 26
    Primeira Cruz (MA) 99.46% 97.56% 98.51% 2.767.275,21 180,69 7 3332 27
    Diogo de Vasconcelos (MG) 96.98% 100.00% 98.49% 704.207,43 185,22 419 30 28
    Mansidão (BA) 98.81% 98.15% 98.48% 1.504.318,18 110,26 45 2184 29
    Carnaubeira da Penha (PE) 98.44% 98.51% 98.48% 1.153.466,18 89,19 90 1419 30
    Manari (PE) 98.38% 98.56% 98.47% 3.446.404,28 160,79 96 1327 31
    Massapê do Piauí (PI) 96.91% 100.00% 98.46% 1.403.618,17 217,92 436 35 32
    Campo Alegre do Fidalgo (PI) 97.80% 99.10% 98.45% 1.760.695,16 349,00 198 463 33
    Setubinha (MG) 98.48% 98.39% 98.43% 1.939.160,03 158,20 85 1678 34
    Cachoeira do Piriá (PA) 97.42% 99.43% 98.42% 4.929.267,55 145,41 292 187 35
    Satubinha (MA) 97.79% 99.02% 98.41% 2.391.134,98 171,85 201 548 36
    Milagres do Maranhão (MA) 97.16% 99.58% 98.37% 2.605.858,61 307,88 350 111 37
    Acauã (PI) 97.23% 99.49% 98.36% 1.345.866,40 189,99 331 152 38
    Flores de Goiás (GO) 98.88% 97.84% 98.36% 2.258.755,50 136,42 35 2842 39
    Cônego Marinho (MG) 98.68% 98.02% 98.35% 1.689.319,02 221,06 57 2474 40
    Amaralina (GO) 98.01% 98.68% 98.35% 767.807,11 201,42 158 1086 41
    Érico Cardoso (BA) 97.40% 99.28% 98.34% 1.600.154,14 150,82 295 294 42
    Salgadinho (PE) 98.10% 98.55% 98.33% 2.013.506,41 184,40 146 1348 43
    Icaraí de Minas (MG) 97.77% 98.88% 98.32% 2.556.628,52 213,23 204 752 44
    Araioses (MA) 98.60% 98.00% 98.30% 6.177.772,04 133,03 75 2510 45
    Caxingó (PI) 97.25% 99.33% 98.29% 1.140.133,32 210,20 326 253 46
    Veredinha (MG) 97.19% 99.38% 98.28% 1.142.942,97 199,82 341 220 47
    Botuporã (BA) 98.08% 98.47% 98.27% 1.963.251,98 192,27 149 1514 48
    Santa Rosa da Serra (MG) 98.33% 98.21% 98.27% 533.956,63 159,39 106 2038 49
    Serrano do Maranhão (MA) 97.99% 98.54% 98.27% 1.562.756,21 152,42 164 1357 50

    Eficiência de gasto público

    Considerando:

    1. Todos os recursos transferidos aos municípios dentro dos programas apontados pelo próprio Governo Federal como específicos para combate ao coronavírus, disponíveis no Painel do Portal da Transparência, para as seguintes ações:
      1. 21C0: Enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus
      2. 21C2: Benefício emergêncial de manutenção do emprego e da renda
      3. 00S3: Auxílio financeiro aos estados, ao distrito federal e aos municípios para compensação da variação nominal negativa dos recursos repassados pelo fundo de participacao
      4. 00S4: Auxílio emergencial de proteção social a pessoas em situação de vulnerabilidade, devido a pandemia da covid-19
      5. 00S5: Concessão de financiamentos para o pagamento da folha salarial, devido a pandemia do covid-19
      6. 00NY: Transferência de recursos para a conta de desenvolvimento energético (lei n. 10.438, de 26 de abril de 2002)
    2. Os dados das ações orçamentárias citadas não representam todos os investimentos do Governo Federal no combate à pandemia, já que os vários órgãos envolvidos podem executar despesas por meio de outros programas e ações
    3. Apenas os municípios que possuem dados

    Metodologia de Cálculo

    1. Utilizamos dois índices de análise: o retorno sobre investimento (ROI) preventivo e corretivo
      1. ROI preventivo: avalia a capacidade dos municípios de diminuir os índices de contaminação em relação aos recursos aplicados
      2. ROI corretivo: a quantidade de pessoas que se recuperaram da doença, também considerando o valor investido
    2. Devido a diversidade de dados, onde os municípios tem cenários com quadros totalmente diferentes, por se tratar de ROI, analisamos seus aspectos de forma objetiva, evitando associações de causalidade que podem não necessariamente se comprovar. É considerado, também, quanto foi empregado para cada cidadão, consequentemente, corrigindo a disparidade estatística entre os municípios com populações maiores e menores
    3. A partir dos índices são rankeados os municípios da seguinte forma:
      1. Ranking Preventivo: oredenando por quem teve o melhor ROI preventivo
      2. Ranking Corretivo: ordenando por quem teve o melhor ROI corretivo (recuperação)
      3. Ranking Geral: é a média de ambos
    4. Escala indo de 0 à 100%, onde 100% representa a melhor eficiência, e 0 significa que perdeu tudo o que investiu
    5. O ranking dos estados é, na verdade, a média dos resultados de seus municípios, devido ao princípio da municipalização do Sistema Único de Saúde
    6. Escolhemos o ROI pois fornece um indicador idôneo para a gestão dos recursos realizada
  • Data da última atualização
    1. Dataset epidemiológico covid-19: 18/06/2021
    2. Dados de Transferências do Portal da transparência : 07/04/2021
  • Tabela de dados gerais sobre o covid
    * Para visualizar o mapa com todas as informações, acesse a partir de um tablet ou computador

    Estado ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab (média) Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    MA 95.60% 97.46% 96.53% 1.592.294.084,69 232,94 1 19 1
    AL 95.53% 97.38% 96.45% 784.029.760,26 231,33 2 22 2
    BA 93.92% 98.08% 96.00% 2.707.487.353,66 170,26 4 8 3
    PE 95.14% 96.77% 95.95% 1.833.392.667,03 158,85 3 26 4
    PA 93.69% 97.30% 95.49% 1.453.942.331,99 143,09 5 23 5
    MG 93.10% 97.60% 95.35% 4.685.373.400,94 199,62 7 17 6
    PI 93.26% 97.41% 95.33% 919.921.426,61 301,39 6 20 7
    PB 92.30% 98.02% 95.16% 935.408.513,37 236,92 9 9 8
    RN 91.69% 98.21% 94.95% 825.035.355,44 240,93 12 5 9
    SE 92.25% 97.53% 94.89% 485.054.219,19 172,14 10 18 10
    TO 90.93% 98.22% 94.57% 390.070.000,46 202,86 14 4 11
    SP 91.78% 97.02% 94.40% 8.190.422.843,01 155,30 11 25 12
    GO 91.48% 97.24% 94.36% 1.370.108.594,65 241,73 13 24 13
    RJ 92.65% 95.83% 94.24% 2.360.632.824,99 181,31 8 27 14
    CE 90.42% 97.97% 94.20% 2.018.711.090,31 195,38 17 10 15
    AC 89.93% 98.44% 94.19% 202.675.124,90 149,29 19 2 16
    MS 90.64% 97.73% 94.18% 633.897.104,87 155,63 15 14 17
    RS 90.51% 97.61% 94.06% 2.387.111.404,91 161,53 16 16 18
    PR 90.30% 97.68% 93.99% 2.185.717.583,59 167,24 18 15 19
    MT 89.17% 97.40% 93.28% 692.118.554,63 183,46 20 21 20
    AM 88.30% 98.18% 93.24% 844.068.753,07 299,54 22 7 21
    RR 88.22% 98.20% 93.21% 182.356.714,70 321,93 23 6 22
    RO 88.48% 97.74% 93.11% 300.846.296,08 131,69 21 13 23
    ES 87.84% 97.80% 92.82% 775.750.793,25 166,71 24 11 24
    DF 87.75% 97.76% 92.76% 1.337.110.720,31 443,45 25 12 25
    SC 87.25% 98.22% 92.74% 1.567.524.688,09 186,57 26 3 26
    AP 84.83% 99.15% 91.99% 246.977.968,68 279,91 27 1 27
    Município ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    Bacurituba (MA) 97.93% 99.15% 98.54% 1.494.852,94 264,86 169 413 26
    Primeira Cruz (MA) 99.46% 97.56% 98.51% 2.767.275,21 180,69 7 3332 27
    Diogo de Vasconcelos (MG) 96.98% 100.00% 98.49% 704.207,43 185,22 419 30 28
    Mansidão (BA) 98.81% 98.15% 98.48% 1.504.318,18 110,26 45 2184 29
    Carnaubeira da Penha (PE) 98.44% 98.51% 98.48% 1.153.466,18 89,19 90 1419 30
    Manari (PE) 98.38% 98.56% 98.47% 3.446.404,28 160,79 96 1327 31
    Massapê do Piauí (PI) 96.91% 100.00% 98.46% 1.403.618,17 217,92 436 35 32
    Campo Alegre do Fidalgo (PI) 97.80% 99.10% 98.45% 1.760.695,16 349,00 198 463 33
    Setubinha (MG) 98.48% 98.39% 98.43% 1.939.160,03 158,20 85 1678 34
    Cachoeira do Piriá (PA) 97.42% 99.43% 98.42% 4.929.267,55 145,41 292 187 35
    Satubinha (MA) 97.79% 99.02% 98.41% 2.391.134,98 171,85 201 548 36
    Milagres do Maranhão (MA) 97.16% 99.58% 98.37% 2.605.858,61 307,88 350 111 37
    Acauã (PI) 97.23% 99.49% 98.36% 1.345.866,40 189,99 331 152 38
    Flores de Goiás (GO) 98.88% 97.84% 98.36% 2.258.755,50 136,42 35 2842 39
    Cônego Marinho (MG) 98.68% 98.02% 98.35% 1.689.319,02 221,06 57 2474 40
    Amaralina (GO) 98.01% 98.68% 98.35% 767.807,11 201,42 158 1086 41
    Érico Cardoso (BA) 97.40% 99.28% 98.34% 1.600.154,14 150,82 295 294 42
    Salgadinho (PE) 98.10% 98.55% 98.33% 2.013.506,41 184,40 146 1348 43
    Icaraí de Minas (MG) 97.77% 98.88% 98.32% 2.556.628,52 213,23 204 752 44
    Araioses (MA) 98.60% 98.00% 98.30% 6.177.772,04 133,03 75 2510 45
    Caxingó (PI) 97.25% 99.33% 98.29% 1.140.133,32 210,20 326 253 46
    Veredinha (MG) 97.19% 99.38% 98.28% 1.142.942,97 199,82 341 220 47
    Botuporã (BA) 98.08% 98.47% 98.27% 1.963.251,98 192,27 149 1514 48
    Santa Rosa da Serra (MG) 98.33% 98.21% 98.27% 533.956,63 159,39 106 2038 49
    Serrano do Maranhão (MA) 97.99% 98.54% 98.27% 1.562.756,21 152,42 164 1357 50

    Mais sobre este projeto e a Inteligov

    Aqui você encontrará as publicações do diário oficial (inicialmente da União), bem como proposições legislativas apresentadas em âmbito federal, estadual e municipal. Não temos a pretensão de sermos exaustivos, mas sim de oferecer uma cobertura suficientemente acurada e gratuita a todos que tiverem interesse - profissional ou pessoal - no acompanhamento destas matérias.

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