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O Covid Radar na frente do COVID-19

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Serasa Experian DataLab

O DataLab é o laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Serasa Experian: uma unidade focada na análise do uso de novas fontes de dados, combinado com algoritmos de inteligência artificial e a aplicação de técnicas tradicionais ou inovadoras, com o objetivo de resolver problemas complexos.

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Eficiência de gasto público

Considerando:

  1. Todos os recursos transferidos aos municípios dentro dos programas apontados pelo próprio Governo Federal como específicos para combate ao coronavírus, disponíveis no Painel do Portal da Transparência, para as seguintes ações:
    1. 21C0: Enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus
    2. 21C2: Benefício emergêncial de manutenção do emprego e da renda
    3. 00S3: Auxílio financeiro aos estados, ao distrito federal e aos municípios para compensação da variação nominal negativa dos recursos repassados pelo fundo de participacao
    4. 00S4: Auxílio emergencial de proteção social a pessoas em situação de vulnerabilidade, devido a pandemia da covid-19
    5. 00S5: Concessão de financiamentos para o pagamento da folha salarial, devido a pandemia do covid-19
    6. 00NY: Transferência de recursos para a conta de desenvolvimento energético (lei n. 10.438, de 26 de abril de 2002)
  2. Os dados das ações orçamentárias citadas não representam todos os investimentos do Governo Federal no combate à pandemia, já que os vários órgãos envolvidos podem executar despesas por meio de outros programas e ações
  3. Apenas os municípios que possuem dados

Metodologia de Cálculo

  1. Utilizamos dois índices de análise: o retorno sobre investimento (ROI) preventivo e corretivo
    1. ROI preventivo: avalia a capacidade dos municípios de diminuir os índices de contaminação em relação aos recursos aplicados
    2. ROI corretivo: a quantidade de pessoas que se recuperaram da doença, também considerando o valor investido
  2. Devido a diversidade de dados, onde os municípios tem cenários com quadros totalmente diferentes, por se tratar de ROI, analisamos seus aspectos de forma objetiva, evitando associações de causalidade que podem não necessariamente se comprovar. É considerado, também, quanto foi empregado para cada cidadão, consequentemente, corrigindo a disparidade estatística entre os municípios com populações maiores e menores
  3. A partir dos índices são rankeados os municípios da seguinte forma:
    1. Ranking Preventivo: oredenando por quem teve o melhor ROI preventivo
    2. Ranking Corretivo: ordenando por quem teve o melhor ROI corretivo (recuperação)
    3. Ranking Geral: é a média de ambos
  4. Escala indo de 0 à 100%, onde 100% representa a melhor eficiência, e 0 significa que perdeu tudo o que investiu
  5. O ranking dos estados é, na verdade, a média dos resultados de seus municípios, devido ao princípio da municipalização do Sistema Único de Saúde
  6. Escolhemos o ROI pois fornece um indicador idôneo para a gestão dos recursos realizada
  • Data da última atualização
    1. Dataset epidemiológico covid-19: 20/01/2022
    2. Dados de Transferências do Portal da transparência : 24/06/2021
  • O ranking dos estados é a média dos resultados de seus municípios
    Estado ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab (média) Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    MA 94.91% 97.35% 96.13% 1.592.626.743,69 232,95 1 22 1
    AL 94.50% 97.17% 95.83% 796.944.497,26 234,62 2 24 2
    PE 94.25% 96.81% 95.53% 1.833.392.667,03 158,85 3 26 3
    BA 92.65% 98.03% 95.34% 2.711.638.633,66 170,40 4 9 4
    PA 92.50% 97.27% 94.89% 1.453.942.331,99 143,09 5 23 5
    PI 91.92% 97.37% 94.65% 919.921.426,61 301,39 6 21 6
    MG 91.47% 97.53% 94.50% 4.685.373.400,94 199,62 7 18 7
    PB 90.72% 98.12% 94.42% 935.468.513,37 237,04 9 7 8
    SE 91.19% 97.50% 94.34% 485.054.219,19 172,14 8 19 9
    AC 89.34% 98.40% 93.87% 202.675.124,90 149,29 11 3 10
    CE 89.26% 97.97% 93.62% 2.018.711.090,31 195,38 13 11 11
    RN 88.67% 98.43% 93.55% 825.035.355,44 240,93 15 2 12
    MS 89.33% 97.60% 93.46% 633.897.104,87 155,63 12 16 13
    TO 88.62% 98.16% 93.39% 390.420.611,46 202,89 16 6 14
    SP 89.16% 96.95% 93.05% 8.477.085.876,23 155,33 14 25 15
    RJ 89.80% 96.24% 93.02% 2.360.632.824,99 181,31 10 27 16
    AM 87.36% 98.20% 92.78% 844.068.753,07 299,54 18 5 17
    RO 87.21% 97.72% 92.47% 300.846.296,08 131,69 20 15 18
    GO 87.54% 97.38% 92.46% 1.370.333.320,65 241,75 17 20 19
    PR 87.31% 97.57% 92.44% 2.185.717.583,59 167,24 19 17 20
    RR 86.16% 98.10% 92.13% 182.356.714,70 321,93 22 8 21
    RS 86.22% 98.00% 92.11% 2.387.111.404,91 161,53 21 10 22
    ES 85.73% 97.88% 91.80% 775.750.793,25 166,71 23 12 23
    MT 84.80% 97.75% 91.28% 692.118.554,63 183,46 24 14 24
    AP 83.42% 99.11% 91.26% 246.977.968,68 279,91 27 1 25
    DF 84.39% 97.84% 91.12% 1.529.699.796,08 507,32 25 13 26
    SC 83.75% 98.25% 91.00% 1.567.524.688,09 186,57 26 4 27
    Município ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    Lagoa Bonita do Sul (RS) 97.73% 98.48% 98.11% 367.781,85 126,69 119 1407 26
    Santo Antônio do Itambé (MG) 97.11% 99.10% 98.10% 971.346,08 253,09 196 387 27
    Icaraí de Minas (MG) 96.94% 99.18% 98.06% 2.556.628,52 213,23 235 308 28
    Matões do Norte (MA) 98.57% 97.50% 98.03% 4.331.829,93 258,69 35 3490 29
    Serrano do Maranhão (MA) 97.98% 98.07% 98.02% 1.562.756,21 152,42 93 2326 30
    Senhora do Porto (MG) 96.99% 99.06% 98.02% 784.342,39 222,63 217 438 31
    Paulino Neves (MA) 97.10% 98.92% 98.01% 4.111.912,40 256,43 198 605 32
    Pai Pedro (MG) 97.19% 98.83% 98.01% 1.201.192,11 197,27 184 754 33
    Bacuri (MA) 96.66% 99.35% 98.01% 3.235.991,50 174,15 292 181 34
    Acauã (PI) 96.91% 99.09% 98.00% 1.345.866,40 189,99 240 402 35
    Maracaçumé (MA) 97.46% 98.53% 97.99% 4.314.937,93 201,68 149 1325 36
    Buriti (MA) 96.81% 99.12% 97.97% 4.220.335,73 147,16 263 356 37
    Cachoeira do Piriá (PA) 96.60% 99.30% 97.95% 4.929.267,55 145,41 304 212 38
    Peri Mirim (MA) 97.88% 98.02% 97.95% 1.995.698,28 139,38 106 2423 39
    Caxingó (PI) 97.16% 98.70% 97.93% 1.140.133,32 210,20 191 982 40
    Ruy Barbosa (RN) 96.69% 99.16% 97.93% 1.204.658,42 334,63 285 327 41
    Flores de Goiás (GO) 98.25% 97.58% 97.92% 2.258.755,50 136,42 66 3337 42
    Penalva (MA) 98.75% 97.08% 97.92% 5.707.754,34 148,37 27 4129 43
    Francisco Badaró (MG) 98.61% 97.22% 97.91% 1.995.464,18 193,13 32 3907 44
    Primeira Cruz (MA) 99.46% 96.34% 97.90% 2.767.275,21 180,69 5 4824 45
    Magalhães de Almeida (MA) 97.29% 98.51% 97.90% 3.172.645,18 160,02 171 1350 46
    Governador Luiz Rocha (MA) 96.12% 99.67% 97.89% 1.677.029,83 214,81 425 47 47
    Nova Redenção (BA) 97.66% 98.12% 97.89% 969.963,28 106,38 130 2214 48
    Matões (MA) 96.95% 98.83% 97.89% 6.167.331,20 182,56 232 748 49
    Guaribas (PI) 97.63% 98.15% 97.89% 1.412.577,43 309,64 134 2151 50

    Eficiência de gasto público

    Considerando:

    1. Todos os recursos transferidos aos municípios dentro dos programas apontados pelo próprio Governo Federal como específicos para combate ao coronavírus, disponíveis no Painel do Portal da Transparência, para as seguintes ações:
      1. 21C0: Enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus
      2. 21C2: Benefício emergêncial de manutenção do emprego e da renda
      3. 00S3: Auxílio financeiro aos estados, ao distrito federal e aos municípios para compensação da variação nominal negativa dos recursos repassados pelo fundo de participacao
      4. 00S4: Auxílio emergencial de proteção social a pessoas em situação de vulnerabilidade, devido a pandemia da covid-19
      5. 00S5: Concessão de financiamentos para o pagamento da folha salarial, devido a pandemia do covid-19
      6. 00NY: Transferência de recursos para a conta de desenvolvimento energético (lei n. 10.438, de 26 de abril de 2002)
    2. Os dados das ações orçamentárias citadas não representam todos os investimentos do Governo Federal no combate à pandemia, já que os vários órgãos envolvidos podem executar despesas por meio de outros programas e ações
    3. Apenas os municípios que possuem dados

    Metodologia de Cálculo

    1. Utilizamos dois índices de análise: o retorno sobre investimento (ROI) preventivo e corretivo
      1. ROI preventivo: avalia a capacidade dos municípios de diminuir os índices de contaminação em relação aos recursos aplicados
      2. ROI corretivo: a quantidade de pessoas que se recuperaram da doença, também considerando o valor investido
    2. Devido a diversidade de dados, onde os municípios tem cenários com quadros totalmente diferentes, por se tratar de ROI, analisamos seus aspectos de forma objetiva, evitando associações de causalidade que podem não necessariamente se comprovar. É considerado, também, quanto foi empregado para cada cidadão, consequentemente, corrigindo a disparidade estatística entre os municípios com populações maiores e menores
    3. A partir dos índices são rankeados os municípios da seguinte forma:
      1. Ranking Preventivo: oredenando por quem teve o melhor ROI preventivo
      2. Ranking Corretivo: ordenando por quem teve o melhor ROI corretivo (recuperação)
      3. Ranking Geral: é a média de ambos
    4. Escala indo de 0 à 100%, onde 100% representa a melhor eficiência, e 0 significa que perdeu tudo o que investiu
    5. O ranking dos estados é, na verdade, a média dos resultados de seus municípios, devido ao princípio da municipalização do Sistema Único de Saúde
    6. Escolhemos o ROI pois fornece um indicador idôneo para a gestão dos recursos realizada
  • Data da última atualização
    1. Dataset epidemiológico covid-19: 20/01/2022
    2. Dados de Transferências do Portal da transparência : 24/06/2021
  • Tabela de dados gerais sobre o covid
    * Para visualizar o mapa com todas as informações, acesse a partir de um tablet ou computador

    Estado ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab (média) Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    MA 94.91% 97.35% 96.13% 1.592.626.743,69 232,95 1 22 1
    AL 94.50% 97.17% 95.83% 796.944.497,26 234,62 2 24 2
    PE 94.25% 96.81% 95.53% 1.833.392.667,03 158,85 3 26 3
    BA 92.65% 98.03% 95.34% 2.711.638.633,66 170,40 4 9 4
    PA 92.50% 97.27% 94.89% 1.453.942.331,99 143,09 5 23 5
    PI 91.92% 97.37% 94.65% 919.921.426,61 301,39 6 21 6
    MG 91.47% 97.53% 94.50% 4.685.373.400,94 199,62 7 18 7
    PB 90.72% 98.12% 94.42% 935.468.513,37 237,04 9 7 8
    SE 91.19% 97.50% 94.34% 485.054.219,19 172,14 8 19 9
    AC 89.34% 98.40% 93.87% 202.675.124,90 149,29 11 3 10
    CE 89.26% 97.97% 93.62% 2.018.711.090,31 195,38 13 11 11
    RN 88.67% 98.43% 93.55% 825.035.355,44 240,93 15 2 12
    MS 89.33% 97.60% 93.46% 633.897.104,87 155,63 12 16 13
    TO 88.62% 98.16% 93.39% 390.420.611,46 202,89 16 6 14
    SP 89.16% 96.95% 93.05% 8.477.085.876,23 155,33 14 25 15
    RJ 89.80% 96.24% 93.02% 2.360.632.824,99 181,31 10 27 16
    AM 87.36% 98.20% 92.78% 844.068.753,07 299,54 18 5 17
    RO 87.21% 97.72% 92.47% 300.846.296,08 131,69 20 15 18
    GO 87.54% 97.38% 92.46% 1.370.333.320,65 241,75 17 20 19
    PR 87.31% 97.57% 92.44% 2.185.717.583,59 167,24 19 17 20
    RR 86.16% 98.10% 92.13% 182.356.714,70 321,93 22 8 21
    RS 86.22% 98.00% 92.11% 2.387.111.404,91 161,53 21 10 22
    ES 85.73% 97.88% 91.80% 775.750.793,25 166,71 23 12 23
    MT 84.80% 97.75% 91.28% 692.118.554,63 183,46 24 14 24
    AP 83.42% 99.11% 91.26% 246.977.968,68 279,91 27 1 25
    DF 84.39% 97.84% 91.12% 1.529.699.796,08 507,32 25 13 26
    SC 83.75% 98.25% 91.00% 1.567.524.688,09 186,57 26 4 27
    Município ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    Lagoa Bonita do Sul (RS) 97.73% 98.48% 98.11% 367.781,85 126,69 119 1407 26
    Santo Antônio do Itambé (MG) 97.11% 99.10% 98.10% 971.346,08 253,09 196 387 27
    Icaraí de Minas (MG) 96.94% 99.18% 98.06% 2.556.628,52 213,23 235 308 28
    Matões do Norte (MA) 98.57% 97.50% 98.03% 4.331.829,93 258,69 35 3490 29
    Serrano do Maranhão (MA) 97.98% 98.07% 98.02% 1.562.756,21 152,42 93 2326 30
    Senhora do Porto (MG) 96.99% 99.06% 98.02% 784.342,39 222,63 217 438 31
    Paulino Neves (MA) 97.10% 98.92% 98.01% 4.111.912,40 256,43 198 605 32
    Pai Pedro (MG) 97.19% 98.83% 98.01% 1.201.192,11 197,27 184 754 33
    Bacuri (MA) 96.66% 99.35% 98.01% 3.235.991,50 174,15 292 181 34
    Acauã (PI) 96.91% 99.09% 98.00% 1.345.866,40 189,99 240 402 35
    Maracaçumé (MA) 97.46% 98.53% 97.99% 4.314.937,93 201,68 149 1325 36
    Buriti (MA) 96.81% 99.12% 97.97% 4.220.335,73 147,16 263 356 37
    Cachoeira do Piriá (PA) 96.60% 99.30% 97.95% 4.929.267,55 145,41 304 212 38
    Peri Mirim (MA) 97.88% 98.02% 97.95% 1.995.698,28 139,38 106 2423 39
    Caxingó (PI) 97.16% 98.70% 97.93% 1.140.133,32 210,20 191 982 40
    Ruy Barbosa (RN) 96.69% 99.16% 97.93% 1.204.658,42 334,63 285 327 41
    Flores de Goiás (GO) 98.25% 97.58% 97.92% 2.258.755,50 136,42 66 3337 42
    Penalva (MA) 98.75% 97.08% 97.92% 5.707.754,34 148,37 27 4129 43
    Francisco Badaró (MG) 98.61% 97.22% 97.91% 1.995.464,18 193,13 32 3907 44
    Primeira Cruz (MA) 99.46% 96.34% 97.90% 2.767.275,21 180,69 5 4824 45
    Magalhães de Almeida (MA) 97.29% 98.51% 97.90% 3.172.645,18 160,02 171 1350 46
    Governador Luiz Rocha (MA) 96.12% 99.67% 97.89% 1.677.029,83 214,81 425 47 47
    Nova Redenção (BA) 97.66% 98.12% 97.89% 969.963,28 106,38 130 2214 48
    Matões (MA) 96.95% 98.83% 97.89% 6.167.331,20 182,56 232 748 49
    Guaribas (PI) 97.63% 98.15% 97.89% 1.412.577,43 309,64 134 2151 50

    Mais sobre este projeto e a Inteligov

    Aqui você encontrará as publicações do diário oficial (inicialmente da União), bem como proposições legislativas apresentadas em âmbito federal, estadual e municipal. Não temos a pretensão de sermos exaustivos, mas sim de oferecer uma cobertura suficientemente acurada e gratuita a todos que tiverem interesse - profissional ou pessoal - no acompanhamento destas matérias.

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