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O Covid Radar na frente do COVID-19

Com o objetivo de ajudar no rastreamento do COVID-19 no Brasil, o Covid Radar surge como uma iniciativa formada com o apoio de diversas instituições públicas, privadas e acadêmicas em prol de uma maneira de acompanhar o avanço de casos da doença no país.

Serasa Experian DataLab

O DataLab é o laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Serasa Experian: uma unidade focada na análise do uso de novas fontes de dados, combinado com algoritmos de inteligência artificial e a aplicação de técnicas tradicionais ou inovadoras, com o objetivo de resolver problemas complexos.

Digesto

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Distribuição geográfica de proposições legislativas

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2881
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Eficiência de gasto público

Considerando:

  1. Todos os recursos transferidos aos municípios dentro dos programas apontados pelo próprio Governo Federal como específicos para combate ao coronavírus, disponíveis no Painel do Portal da Transparência, para as seguintes ações:
    1. 21C0: Enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus
    2. 21C2: Benefício emergêncial de manutenção do emprego e da renda
    3. 00S3: Auxílio financeiro aos estados, ao distrito federal e aos municípios para compensação da variação nominal negativa dos recursos repassados pelo fundo de participacao
    4. 00S4: Auxílio emergencial de proteção social a pessoas em situação de vulnerabilidade, devido a pandemia da covid-19
    5. 00S5: Concessão de financiamentos para o pagamento da folha salarial, devido a pandemia do covid-19
    6. 00NY: Transferência de recursos para a conta de desenvolvimento energético (lei n. 10.438, de 26 de abril de 2002)
  2. Os dados das ações orçamentárias citadas não representam todos os investimentos do Governo Federal no combate à pandemia, já que os vários órgãos envolvidos podem executar despesas por meio de outros programas e ações
  3. Apenas os municípios que possuem dados

Metodologia de Cálculo

  1. Utilizamos dois índices de análise: o retorno sobre investimento (ROI) preventivo e corretivo
    1. ROI preventivo: avalia a capacidade dos municípios de diminuir os índices de contaminação em relação aos recursos aplicados
    2. ROI corretivo: a quantidade de pessoas que se recuperaram da doença, também considerando o valor investido
  2. Devido a diversidade de dados, onde os municípios tem cenários com quadros totalmente diferentes, por se tratar de ROI, analisamos seus aspectos de forma objetiva, evitando associações de causalidade que podem não necessariamente se comprovar. É considerado, também, quanto foi empregado para cada cidadão, consequentemente, corrigindo a disparidade estatística entre os municípios com populações maiores e menores
  3. A partir dos índices são rankeados os municípios da seguinte forma:
    1. Ranking Preventivo: oredenando por quem teve o melhor ROI preventivo
    2. Ranking Corretivo: ordenando por quem teve o melhor ROI corretivo (recuperação)
    3. Ranking Geral: é a média de ambos
  4. Escala indo de 0 à 100%, onde 100% representa a melhor eficiência, e 0 significa que perdeu tudo o que investiu
  5. O ranking dos estados é, na verdade, a média dos resultados de seus municípios, devido ao princípio da municipalização do Sistema Único de Saúde
  6. Escolhemos o ROI pois fornece um indicador idôneo para a gestão dos recursos realizada
  • Data da última atualização
    1. Dataset epidemiológico covid-19: 23/07/2021
    2. Dados de Transferências do Portal da transparência : 24/06/2021
  • O ranking dos estados é a média dos resultados de seus municípios
    Estado ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab (média) Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    MA 95.21% 97.40% 96.31% 1.592.626.743,69 232,95 1 19 1
    AL 95.11% 97.35% 96.23% 796.944.497,26 234,62 2 22 2
    PE 94.62% 96.78% 95.70% 1.833.392.667,03 158,85 3 26 3
    BA 93.17% 98.06% 95.62% 2.711.638.633,66 170,40 5 9 4
    MG 93.10% 97.60% 95.35% 4.685.373.400,94 199,62 6 17 5
    PA 93.36% 97.26% 95.31% 1.453.942.331,99 143,09 4 23 6
    PI 92.75% 97.39% 95.07% 919.921.426,61 301,39 7 21 7
    PB 91.08% 98.09% 94.58% 935.468.513,37 237,04 10 8 8
    SE 91.32% 97.53% 94.42% 485.054.219,19 172,14 9 18 9
    RN 89.89% 98.40% 94.15% 825.035.355,44 240,93 14 3 10
    TO 89.92% 98.17% 94.04% 390.420.611,46 202,89 13 7 11
    AC 89.55% 98.45% 94.00% 202.675.124,90 149,29 17 2 12
    RJ 91.99% 95.87% 93.93% 2.360.632.824,99 181,31 8 27 13
    GO 90.59% 97.23% 93.91% 1.370.333.320,65 241,75 11 24 14
    CE 89.60% 97.99% 93.80% 2.018.711.090,31 195,38 16 10 15
    SP 90.39% 97.00% 93.70% 8.477.085.876,23 155,33 12 25 16
    MS 89.70% 97.62% 93.66% 633.897.104,87 155,63 15 16 17
    RS 88.93% 97.65% 93.29% 2.387.111.404,91 161,53 18 15 18
    PR 88.61% 97.69% 93.15% 2.185.717.583,59 167,24 19 14 19
    AM 87.85% 98.19% 93.02% 844.068.753,07 299,54 21 6 20
    RR 87.49% 98.20% 92.84% 182.356.714,70 321,93 23 5 21
    RO 87.85% 97.72% 92.78% 300.846.296,08 131,69 22 13 22
    MT 87.94% 97.40% 92.67% 692.118.554,63 183,46 20 20 23
    DF 87.12% 97.77% 92.44% 1.529.699.796,08 507,32 24 12 24
    ES 86.98% 97.82% 92.40% 775.750.793,25 166,71 25 11 25
    SC 85.95% 98.20% 92.07% 1.567.524.688,09 186,57 26 4 26
    AP 84.07% 99.16% 91.61% 246.977.968,68 279,91 27 1 27
    Município ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    Assis Brasil (AC) 76.01% 98.65% 87.33% 1.899.348,69 256,08 5478 1107 5476
    Vitória do Jari (AP) 75.35% 99.29% 87.32% 4.982.266,93 312,74 5482 268 5477
    Adrianópolis (PR) 76.58% 97.91% 87.25% 1.584.249,01 267,65 5471 2675 5478
    São Martinho (SC) 76.48% 97.99% 87.24% 440.594,64 138,55 5474 2506 5479
    Barra Funda (RS) 76.84% 97.62% 87.23% 978.810,24 385,51 5469 3213 5480
    Tunápolis (SC) 74.88% 99.12% 87.00% 1.209.095,86 266,14 5483 396 5481
    Frutuoso Gomes (RN) 74.80% 99.02% 86.91% 1.386.948,10 340,94 5484 512 5482
    Parauapebas (PA) 74.56% 99.13% 86.84% 17.500.690,16 84,03 5486 393 5483
    Olho d'Água do Borges (RN) 74.07% 99.28% 86.67% 1.124.598,59 264,11 5488 275 5484
    Zortéa (SC) 74.75% 98.59% 86.67% 348.169,23 103,53 5485 1247 5485
    Braço do Norte (SC) 74.47% 98.74% 86.60% 3.521.232,82 105,27 5487 946 5486
    Viçosa (RN) 73.86% 99.33% 86.60% 527.242,27 306,89 5489 237 5487
    Boa Vista do Gurupi (MA) 99.84% 73.33% 86.59% 1.572.291,53 169,30 1 5498 5488
    Araporã (MG) 73.59% 98.51% 86.05% 1.213.708,83 176,69 5490 1394 5489
    Gavião Peixoto (SP) 73.59% 98.50% 86.04% 801.086,61 167,28 5491 1419 5490
    São Luiz do Paraitinga (SP) 99.29% 71.05% 85.17% 1.682.593,50 157,44 13 5499 5491
    Presidente Castello Branco (SC) 69.39% 99.17% 84.28% 359.563,16 229,31 5494 362 5492
    Jacareacanga (PA) 69.75% 98.68% 84.21% 1.850.882,92 224,65 5493 1061 5493
    Kaloré (PR) 69.85% 98.14% 84.00% 916.068,78 223,43 5492 2195 5494
    Santa Cecília do Sul (RS) 66.75% 99.45% 83.10% 272.338,13 166,16 5496 159 5495
    Severiano Melo (RN) 67.50% 98.36% 82.93% 1.467.436,74 601,41 5495 1675 5496
    Itapiranga (AM) 66.25% 98.61% 82.43% 3.831.333,60 418,82 5497 1211 5497
    Japurá (AM) 62.98% 99.12% 81.05% 3.319.575,89 1.204,93 5498 402 5498
    Porteirão (GO) 54.19% 98.82% 76.50% 890.493,16 229,45 5499 813 5499

    Eficiência de gasto público

    Considerando:

    1. Todos os recursos transferidos aos municípios dentro dos programas apontados pelo próprio Governo Federal como específicos para combate ao coronavírus, disponíveis no Painel do Portal da Transparência, para as seguintes ações:
      1. 21C0: Enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus
      2. 21C2: Benefício emergêncial de manutenção do emprego e da renda
      3. 00S3: Auxílio financeiro aos estados, ao distrito federal e aos municípios para compensação da variação nominal negativa dos recursos repassados pelo fundo de participacao
      4. 00S4: Auxílio emergencial de proteção social a pessoas em situação de vulnerabilidade, devido a pandemia da covid-19
      5. 00S5: Concessão de financiamentos para o pagamento da folha salarial, devido a pandemia do covid-19
      6. 00NY: Transferência de recursos para a conta de desenvolvimento energético (lei n. 10.438, de 26 de abril de 2002)
    2. Os dados das ações orçamentárias citadas não representam todos os investimentos do Governo Federal no combate à pandemia, já que os vários órgãos envolvidos podem executar despesas por meio de outros programas e ações
    3. Apenas os municípios que possuem dados

    Metodologia de Cálculo

    1. Utilizamos dois índices de análise: o retorno sobre investimento (ROI) preventivo e corretivo
      1. ROI preventivo: avalia a capacidade dos municípios de diminuir os índices de contaminação em relação aos recursos aplicados
      2. ROI corretivo: a quantidade de pessoas que se recuperaram da doença, também considerando o valor investido
    2. Devido a diversidade de dados, onde os municípios tem cenários com quadros totalmente diferentes, por se tratar de ROI, analisamos seus aspectos de forma objetiva, evitando associações de causalidade que podem não necessariamente se comprovar. É considerado, também, quanto foi empregado para cada cidadão, consequentemente, corrigindo a disparidade estatística entre os municípios com populações maiores e menores
    3. A partir dos índices são rankeados os municípios da seguinte forma:
      1. Ranking Preventivo: oredenando por quem teve o melhor ROI preventivo
      2. Ranking Corretivo: ordenando por quem teve o melhor ROI corretivo (recuperação)
      3. Ranking Geral: é a média de ambos
    4. Escala indo de 0 à 100%, onde 100% representa a melhor eficiência, e 0 significa que perdeu tudo o que investiu
    5. O ranking dos estados é, na verdade, a média dos resultados de seus municípios, devido ao princípio da municipalização do Sistema Único de Saúde
    6. Escolhemos o ROI pois fornece um indicador idôneo para a gestão dos recursos realizada
  • Data da última atualização
    1. Dataset epidemiológico covid-19: 23/07/2021
    2. Dados de Transferências do Portal da transparência : 24/06/2021
  • Tabela de dados gerais sobre o covid
    * Para visualizar o mapa com todas as informações, acesse a partir de um tablet ou computador

    Estado ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab (média) Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    MA 95.21% 97.40% 96.31% 1.592.626.743,69 232,95 1 19 1
    AL 95.11% 97.35% 96.23% 796.944.497,26 234,62 2 22 2
    PE 94.62% 96.78% 95.70% 1.833.392.667,03 158,85 3 26 3
    BA 93.17% 98.06% 95.62% 2.711.638.633,66 170,40 5 9 4
    MG 93.10% 97.60% 95.35% 4.685.373.400,94 199,62 6 17 5
    PA 93.36% 97.26% 95.31% 1.453.942.331,99 143,09 4 23 6
    PI 92.75% 97.39% 95.07% 919.921.426,61 301,39 7 21 7
    PB 91.08% 98.09% 94.58% 935.468.513,37 237,04 10 8 8
    SE 91.32% 97.53% 94.42% 485.054.219,19 172,14 9 18 9
    RN 89.89% 98.40% 94.15% 825.035.355,44 240,93 14 3 10
    TO 89.92% 98.17% 94.04% 390.420.611,46 202,89 13 7 11
    AC 89.55% 98.45% 94.00% 202.675.124,90 149,29 17 2 12
    RJ 91.99% 95.87% 93.93% 2.360.632.824,99 181,31 8 27 13
    GO 90.59% 97.23% 93.91% 1.370.333.320,65 241,75 11 24 14
    CE 89.60% 97.99% 93.80% 2.018.711.090,31 195,38 16 10 15
    SP 90.39% 97.00% 93.70% 8.477.085.876,23 155,33 12 25 16
    MS 89.70% 97.62% 93.66% 633.897.104,87 155,63 15 16 17
    RS 88.93% 97.65% 93.29% 2.387.111.404,91 161,53 18 15 18
    PR 88.61% 97.69% 93.15% 2.185.717.583,59 167,24 19 14 19
    AM 87.85% 98.19% 93.02% 844.068.753,07 299,54 21 6 20
    RR 87.49% 98.20% 92.84% 182.356.714,70 321,93 23 5 21
    RO 87.85% 97.72% 92.78% 300.846.296,08 131,69 22 13 22
    MT 87.94% 97.40% 92.67% 692.118.554,63 183,46 20 20 23
    DF 87.12% 97.77% 92.44% 1.529.699.796,08 507,32 24 12 24
    ES 86.98% 97.82% 92.40% 775.750.793,25 166,71 25 11 25
    SC 85.95% 98.20% 92.07% 1.567.524.688,09 186,57 26 4 26
    AP 84.07% 99.16% 91.61% 246.977.968,68 279,91 27 1 27
    Município ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    Assis Brasil (AC) 76.01% 98.65% 87.33% 1.899.348,69 256,08 5478 1107 5476
    Vitória do Jari (AP) 75.35% 99.29% 87.32% 4.982.266,93 312,74 5482 268 5477
    Adrianópolis (PR) 76.58% 97.91% 87.25% 1.584.249,01 267,65 5471 2675 5478
    São Martinho (SC) 76.48% 97.99% 87.24% 440.594,64 138,55 5474 2506 5479
    Barra Funda (RS) 76.84% 97.62% 87.23% 978.810,24 385,51 5469 3213 5480
    Tunápolis (SC) 74.88% 99.12% 87.00% 1.209.095,86 266,14 5483 396 5481
    Frutuoso Gomes (RN) 74.80% 99.02% 86.91% 1.386.948,10 340,94 5484 512 5482
    Parauapebas (PA) 74.56% 99.13% 86.84% 17.500.690,16 84,03 5486 393 5483
    Olho d'Água do Borges (RN) 74.07% 99.28% 86.67% 1.124.598,59 264,11 5488 275 5484
    Zortéa (SC) 74.75% 98.59% 86.67% 348.169,23 103,53 5485 1247 5485
    Braço do Norte (SC) 74.47% 98.74% 86.60% 3.521.232,82 105,27 5487 946 5486
    Viçosa (RN) 73.86% 99.33% 86.60% 527.242,27 306,89 5489 237 5487
    Boa Vista do Gurupi (MA) 99.84% 73.33% 86.59% 1.572.291,53 169,30 1 5498 5488
    Araporã (MG) 73.59% 98.51% 86.05% 1.213.708,83 176,69 5490 1394 5489
    Gavião Peixoto (SP) 73.59% 98.50% 86.04% 801.086,61 167,28 5491 1419 5490
    São Luiz do Paraitinga (SP) 99.29% 71.05% 85.17% 1.682.593,50 157,44 13 5499 5491
    Presidente Castello Branco (SC) 69.39% 99.17% 84.28% 359.563,16 229,31 5494 362 5492
    Jacareacanga (PA) 69.75% 98.68% 84.21% 1.850.882,92 224,65 5493 1061 5493
    Kaloré (PR) 69.85% 98.14% 84.00% 916.068,78 223,43 5492 2195 5494
    Santa Cecília do Sul (RS) 66.75% 99.45% 83.10% 272.338,13 166,16 5496 159 5495
    Severiano Melo (RN) 67.50% 98.36% 82.93% 1.467.436,74 601,41 5495 1675 5496
    Itapiranga (AM) 66.25% 98.61% 82.43% 3.831.333,60 418,82 5497 1211 5497
    Japurá (AM) 62.98% 99.12% 81.05% 3.319.575,89 1.204,93 5498 402 5498
    Porteirão (GO) 54.19% 98.82% 76.50% 890.493,16 229,45 5499 813 5499

    Mais sobre este projeto e a Inteligov

    Aqui você encontrará as publicações do diário oficial (inicialmente da União), bem como proposições legislativas apresentadas em âmbito federal, estadual e municipal. Não temos a pretensão de sermos exaustivos, mas sim de oferecer uma cobertura suficientemente acurada e gratuita a todos que tiverem interesse - profissional ou pessoal - no acompanhamento destas matérias.

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