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O DataLab é o laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Serasa Experian: uma unidade focada na análise do uso de novas fontes de dados, combinado com algoritmos de inteligência artificial e a aplicação de técnicas tradicionais ou inovadoras, com o objetivo de resolver problemas complexos.

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Eficiência de gasto público

Considerando:

  1. Todos os recursos transferidos aos municípios dentro dos programas apontados pelo próprio Governo Federal como específicos para combate ao coronavírus, disponíveis no Painel do Portal da Transparência, para as seguintes ações:
    1. 21C0: Enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus
    2. 21C2: Benefício emergêncial de manutenção do emprego e da renda
    3. 00S3: Auxílio financeiro aos estados, ao distrito federal e aos municípios para compensação da variação nominal negativa dos recursos repassados pelo fundo de participacao
    4. 00S4: Auxílio emergencial de proteção social a pessoas em situação de vulnerabilidade, devido a pandemia da covid-19
    5. 00S5: Concessão de financiamentos para o pagamento da folha salarial, devido a pandemia do covid-19
    6. 00NY: Transferência de recursos para a conta de desenvolvimento energético (lei n. 10.438, de 26 de abril de 2002)
  2. Os dados das ações orçamentárias citadas não representam todos os investimentos do Governo Federal no combate à pandemia, já que os vários órgãos envolvidos podem executar despesas por meio de outros programas e ações
  3. Apenas os municípios que possuem dados

Metodologia de Cálculo

  1. Utilizamos dois índices de análise: o retorno sobre investimento (ROI) preventivo e corretivo
    1. ROI preventivo: avalia a capacidade dos municípios de diminuir os índices de contaminação em relação aos recursos aplicados
    2. ROI corretivo: a quantidade de pessoas que se recuperaram da doença, também considerando o valor investido
  2. Devido a diversidade de dados, onde os municípios tem cenários com quadros totalmente diferentes, por se tratar de ROI, analisamos seus aspectos de forma objetiva, evitando associações de causalidade que podem não necessariamente se comprovar. É considerado, também, quanto foi empregado para cada cidadão, consequentemente, corrigindo a disparidade estatística entre os municípios com populações maiores e menores
  3. A partir dos índices são rankeados os municípios da seguinte forma:
    1. Ranking Preventivo: oredenando por quem teve o melhor ROI preventivo
    2. Ranking Corretivo: ordenando por quem teve o melhor ROI corretivo (recuperação)
    3. Ranking Geral: é a média de ambos
  4. Escala indo de 0 à 100%, onde 100% representa a melhor eficiência, e 0 significa que perdeu tudo o que investiu
  5. O ranking dos estados é, na verdade, a média dos resultados de seus municípios, devido ao princípio da municipalização do Sistema Único de Saúde
  6. Escolhemos o ROI pois fornece um indicador idôneo para a gestão dos recursos realizada
  • Data da última atualização
    1. Dataset epidemiológico covid-19: 26/03/2022
    2. Dados de Transferências do Portal da transparência : 24/06/2021
  • O ranking dos estados é a média dos resultados de seus municípios
    Estado ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab (média) Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    MA 94.91% 97.35% 96.13% 1.592.626.743,69 232,95 1 24 1
    PE 94.25% 96.81% 95.53% 1.833.392.667,03 158,85 2 26 2
    AL 93.28% 97.58% 95.43% 796.944.497,26 234,62 3 17 3
    BA 92.65% 98.03% 95.34% 2.711.638.633,66 170,40 4 12 4
    MG 91.47% 97.53% 94.50% 4.685.373.400,94 199,62 5 20 5
    PA 91.33% 97.54% 94.44% 1.453.942.331,99 143,09 6 19 6
    PB 90.72% 98.12% 94.42% 935.468.513,37 237,04 9 10 7
    SE 91.18% 97.49% 94.33% 485.054.219,19 172,14 7 21 8
    PI 91.11% 97.41% 94.26% 919.921.426,61 301,39 8 22 9
    AC 89.34% 98.40% 93.87% 202.675.124,90 149,29 11 5 10
    CE 89.26% 97.97% 93.62% 2.018.711.090,31 195,38 13 13 11
    MS 89.33% 97.60% 93.46% 633.897.104,87 155,63 12 16 12
    TO 88.36% 98.19% 93.27% 390.420.611,46 202,89 15 8 13
    SP 89.16% 96.95% 93.05% 8.477.085.876,23 155,33 14 25 14
    RJ 89.80% 96.24% 93.02% 2.360.632.824,99 181,31 10 27 15
    AM 87.36% 98.20% 92.78% 844.068.753,07 299,54 17 7 16
    RO 87.21% 97.72% 92.47% 300.846.296,08 131,69 19 15 17
    GO 87.54% 97.38% 92.46% 1.370.333.320,65 241,75 16 23 18
    PR 87.31% 97.57% 92.44% 2.185.717.583,59 167,24 18 18 19
    RR 86.16% 98.10% 92.13% 182.356.714,70 321,93 20 11 20
    RN 85.51% 98.64% 92.07% 825.035.355,44 240,93 22 2 21
    ES 85.73% 97.88% 91.80% 775.750.793,25 166,71 21 14 22
    AP 83.42% 99.11% 91.26% 246.977.968,68 279,91 23 1 23
    RS 80.74% 98.44% 89.59% 2.387.111.404,91 161,53 24 4 24
    DF 80.17% 98.27% 89.22% 1.529.699.796,08 507,32 25 6 25
    SC 79.73% 98.54% 89.13% 1.567.524.688,09 186,57 27 3 26
    MT 80.05% 98.16% 89.10% 692.118.554,63 183,46 26 9 27
    Município ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    Pejuçara (RS) 66.18% 99.16% 82.67% 1.047.730,90 270,45 5474 410 5476
    Vargem (SC) 65.32% 99.53% 82.43% 1.006.597,39 406,38 5483 109 5477
    Coronel Barros (RS) 65.42% 99.43% 82.42% 544.304,20 216,08 5482 164 5478
    Zortéa (SC) 65.98% 98.78% 82.38% 348.169,23 103,53 5478 1026 5479
    Itapiranga (AM) 66.15% 98.61% 82.38% 3.831.333,60 418,82 5475 1355 5480
    Lucas do Rio Verde (MT) 65.48% 99.03% 82.25% 10.303.348,21 157,22 5481 589 5481
    Gramado (RS) 65.49% 98.76% 82.12% 9.992.614,64 275,80 5480 1060 5482
    Jardinópolis (SC) 65.03% 99.09% 82.06% 501.991,64 319,74 5484 492 5483
    Águas Frias (SC) 64.03% 99.53% 81.78% 512.790,86 216,73 5488 111 5484
    Itaúba (MT) 65.89% 97.61% 81.75% 849.347,36 223,39 5479 3434 5485
    Vila Flores (RS) 64.46% 98.92% 81.69% 520.154,51 153,66 5486 775 5486
    Primavera do Leste (MT) 64.92% 98.41% 81.66% 11.434.284,20 184,37 5485 1791 5487
    Presidente Castello Branco (SC) 63.65% 99.30% 81.47% 359.563,16 229,31 5490 273 5488
    Ibirubá (RS) 64.21% 98.70% 81.45% 1.990.984,58 97,84 5487 1189 5489
    Braço do Norte (SC) 63.74% 99.03% 81.38% 3.521.232,82 105,27 5489 590 5490
    Barra Funda (RS) 62.78% 98.52% 80.65% 978.810,24 385,51 5491 1551 5491
    Japurá (AM) 61.85% 98.95% 80.40% 3.319.575,89 1.204,93 5492 715 5492
    Frutuoso Gomes (RN) 60.96% 99.37% 80.17% 1.386.948,10 340,94 5493 205 5493
    Viçosa (RN) 59.66% 99.42% 79.54% 527.242,27 306,89 5496 168 5494
    Paranaíta (MT) 59.68% 99.16% 79.42% 2.705.522,76 241,03 5495 409 5495
    Jacareacanga (PA) 59.72% 98.79% 79.26% 1.850.882,92 224,65 5494 989 5496
    Santa Cecília do Sul (RS) 56.07% 99.44% 77.76% 272.338,13 166,16 5497 154 5497
    Severiano Melo (RN) 55.57% 98.62% 77.10% 1.467.436,74 601,41 5498 1344 5498
    Porteirão (GO) 48.47% 98.90% 73.68% 890.493,16 229,45 5499 804 5499

    Eficiência de gasto público

    Considerando:

    1. Todos os recursos transferidos aos municípios dentro dos programas apontados pelo próprio Governo Federal como específicos para combate ao coronavírus, disponíveis no Painel do Portal da Transparência, para as seguintes ações:
      1. 21C0: Enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus
      2. 21C2: Benefício emergêncial de manutenção do emprego e da renda
      3. 00S3: Auxílio financeiro aos estados, ao distrito federal e aos municípios para compensação da variação nominal negativa dos recursos repassados pelo fundo de participacao
      4. 00S4: Auxílio emergencial de proteção social a pessoas em situação de vulnerabilidade, devido a pandemia da covid-19
      5. 00S5: Concessão de financiamentos para o pagamento da folha salarial, devido a pandemia do covid-19
      6. 00NY: Transferência de recursos para a conta de desenvolvimento energético (lei n. 10.438, de 26 de abril de 2002)
    2. Os dados das ações orçamentárias citadas não representam todos os investimentos do Governo Federal no combate à pandemia, já que os vários órgãos envolvidos podem executar despesas por meio de outros programas e ações
    3. Apenas os municípios que possuem dados

    Metodologia de Cálculo

    1. Utilizamos dois índices de análise: o retorno sobre investimento (ROI) preventivo e corretivo
      1. ROI preventivo: avalia a capacidade dos municípios de diminuir os índices de contaminação em relação aos recursos aplicados
      2. ROI corretivo: a quantidade de pessoas que se recuperaram da doença, também considerando o valor investido
    2. Devido a diversidade de dados, onde os municípios tem cenários com quadros totalmente diferentes, por se tratar de ROI, analisamos seus aspectos de forma objetiva, evitando associações de causalidade que podem não necessariamente se comprovar. É considerado, também, quanto foi empregado para cada cidadão, consequentemente, corrigindo a disparidade estatística entre os municípios com populações maiores e menores
    3. A partir dos índices são rankeados os municípios da seguinte forma:
      1. Ranking Preventivo: oredenando por quem teve o melhor ROI preventivo
      2. Ranking Corretivo: ordenando por quem teve o melhor ROI corretivo (recuperação)
      3. Ranking Geral: é a média de ambos
    4. Escala indo de 0 à 100%, onde 100% representa a melhor eficiência, e 0 significa que perdeu tudo o que investiu
    5. O ranking dos estados é, na verdade, a média dos resultados de seus municípios, devido ao princípio da municipalização do Sistema Único de Saúde
    6. Escolhemos o ROI pois fornece um indicador idôneo para a gestão dos recursos realizada
  • Data da última atualização
    1. Dataset epidemiológico covid-19: 26/03/2022
    2. Dados de Transferências do Portal da transparência : 24/06/2021
  • Tabela de dados gerais sobre o covid
    * Para visualizar o mapa com todas as informações, acesse a partir de um tablet ou computador

    Estado ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab (média) Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    MA 94.91% 97.35% 96.13% 1.592.626.743,69 232,95 1 24 1
    PE 94.25% 96.81% 95.53% 1.833.392.667,03 158,85 2 26 2
    AL 93.28% 97.58% 95.43% 796.944.497,26 234,62 3 17 3
    BA 92.65% 98.03% 95.34% 2.711.638.633,66 170,40 4 12 4
    MG 91.47% 97.53% 94.50% 4.685.373.400,94 199,62 5 20 5
    PA 91.33% 97.54% 94.44% 1.453.942.331,99 143,09 6 19 6
    PB 90.72% 98.12% 94.42% 935.468.513,37 237,04 9 10 7
    SE 91.18% 97.49% 94.33% 485.054.219,19 172,14 7 21 8
    PI 91.11% 97.41% 94.26% 919.921.426,61 301,39 8 22 9
    AC 89.34% 98.40% 93.87% 202.675.124,90 149,29 11 5 10
    CE 89.26% 97.97% 93.62% 2.018.711.090,31 195,38 13 13 11
    MS 89.33% 97.60% 93.46% 633.897.104,87 155,63 12 16 12
    TO 88.36% 98.19% 93.27% 390.420.611,46 202,89 15 8 13
    SP 89.16% 96.95% 93.05% 8.477.085.876,23 155,33 14 25 14
    RJ 89.80% 96.24% 93.02% 2.360.632.824,99 181,31 10 27 15
    AM 87.36% 98.20% 92.78% 844.068.753,07 299,54 17 7 16
    RO 87.21% 97.72% 92.47% 300.846.296,08 131,69 19 15 17
    GO 87.54% 97.38% 92.46% 1.370.333.320,65 241,75 16 23 18
    PR 87.31% 97.57% 92.44% 2.185.717.583,59 167,24 18 18 19
    RR 86.16% 98.10% 92.13% 182.356.714,70 321,93 20 11 20
    RN 85.51% 98.64% 92.07% 825.035.355,44 240,93 22 2 21
    ES 85.73% 97.88% 91.80% 775.750.793,25 166,71 21 14 22
    AP 83.42% 99.11% 91.26% 246.977.968,68 279,91 23 1 23
    RS 80.74% 98.44% 89.59% 2.387.111.404,91 161,53 24 4 24
    DF 80.17% 98.27% 89.22% 1.529.699.796,08 507,32 25 6 25
    SC 79.73% 98.54% 89.13% 1.567.524.688,09 186,57 27 3 26
    MT 80.05% 98.16% 89.10% 692.118.554,63 183,46 26 9 27
    Município ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    Pejuçara (RS) 66.18% 99.16% 82.67% 1.047.730,90 270,45 5474 410 5476
    Vargem (SC) 65.32% 99.53% 82.43% 1.006.597,39 406,38 5483 109 5477
    Coronel Barros (RS) 65.42% 99.43% 82.42% 544.304,20 216,08 5482 164 5478
    Zortéa (SC) 65.98% 98.78% 82.38% 348.169,23 103,53 5478 1026 5479
    Itapiranga (AM) 66.15% 98.61% 82.38% 3.831.333,60 418,82 5475 1355 5480
    Lucas do Rio Verde (MT) 65.48% 99.03% 82.25% 10.303.348,21 157,22 5481 589 5481
    Gramado (RS) 65.49% 98.76% 82.12% 9.992.614,64 275,80 5480 1060 5482
    Jardinópolis (SC) 65.03% 99.09% 82.06% 501.991,64 319,74 5484 492 5483
    Águas Frias (SC) 64.03% 99.53% 81.78% 512.790,86 216,73 5488 111 5484
    Itaúba (MT) 65.89% 97.61% 81.75% 849.347,36 223,39 5479 3434 5485
    Vila Flores (RS) 64.46% 98.92% 81.69% 520.154,51 153,66 5486 775 5486
    Primavera do Leste (MT) 64.92% 98.41% 81.66% 11.434.284,20 184,37 5485 1791 5487
    Presidente Castello Branco (SC) 63.65% 99.30% 81.47% 359.563,16 229,31 5490 273 5488
    Ibirubá (RS) 64.21% 98.70% 81.45% 1.990.984,58 97,84 5487 1189 5489
    Braço do Norte (SC) 63.74% 99.03% 81.38% 3.521.232,82 105,27 5489 590 5490
    Barra Funda (RS) 62.78% 98.52% 80.65% 978.810,24 385,51 5491 1551 5491
    Japurá (AM) 61.85% 98.95% 80.40% 3.319.575,89 1.204,93 5492 715 5492
    Frutuoso Gomes (RN) 60.96% 99.37% 80.17% 1.386.948,10 340,94 5493 205 5493
    Viçosa (RN) 59.66% 99.42% 79.54% 527.242,27 306,89 5496 168 5494
    Paranaíta (MT) 59.68% 99.16% 79.42% 2.705.522,76 241,03 5495 409 5495
    Jacareacanga (PA) 59.72% 98.79% 79.26% 1.850.882,92 224,65 5494 989 5496
    Santa Cecília do Sul (RS) 56.07% 99.44% 77.76% 272.338,13 166,16 5497 154 5497
    Severiano Melo (RN) 55.57% 98.62% 77.10% 1.467.436,74 601,41 5498 1344 5498
    Porteirão (GO) 48.47% 98.90% 73.68% 890.493,16 229,45 5499 804 5499

    Mais sobre este projeto e a Inteligov

    Aqui você encontrará as publicações do diário oficial (inicialmente da União), bem como proposições legislativas apresentadas em âmbito federal, estadual e municipal. Não temos a pretensão de sermos exaustivos, mas sim de oferecer uma cobertura suficientemente acurada e gratuita a todos que tiverem interesse - profissional ou pessoal - no acompanhamento destas matérias.

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