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O Covid Radar na frente do COVID-19

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Serasa Experian DataLab

O DataLab é o laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Serasa Experian: uma unidade focada na análise do uso de novas fontes de dados, combinado com algoritmos de inteligência artificial e a aplicação de técnicas tradicionais ou inovadoras, com o objetivo de resolver problemas complexos.

Digesto

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Eficiência de gasto público

Considerando:

  1. Todos os recursos transferidos aos municípios dentro dos programas apontados pelo próprio Governo Federal como específicos para combate ao coronavírus, disponíveis no Painel do Portal da Transparência, para as seguintes ações:
    1. 21C0: Enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus
    2. 21C2: Benefício emergêncial de manutenção do emprego e da renda
    3. 00S3: Auxílio financeiro aos estados, ao distrito federal e aos municípios para compensação da variação nominal negativa dos recursos repassados pelo fundo de participacao
    4. 00S4: Auxílio emergencial de proteção social a pessoas em situação de vulnerabilidade, devido a pandemia da covid-19
    5. 00S5: Concessão de financiamentos para o pagamento da folha salarial, devido a pandemia do covid-19
    6. 00NY: Transferência de recursos para a conta de desenvolvimento energético (lei n. 10.438, de 26 de abril de 2002)
  2. Os dados das ações orçamentárias citadas não representam todos os investimentos do Governo Federal no combate à pandemia, já que os vários órgãos envolvidos podem executar despesas por meio de outros programas e ações
  3. Apenas os municípios que possuem dados

Metodologia de Cálculo

  1. Utilizamos dois índices de análise: o retorno sobre investimento (ROI) preventivo e corretivo
    1. ROI preventivo: avalia a capacidade dos municípios de diminuir os índices de contaminação em relação aos recursos aplicados
    2. ROI corretivo: a quantidade de pessoas que se recuperaram da doença, também considerando o valor investido
  2. Devido a diversidade de dados, onde os municípios tem cenários com quadros totalmente diferentes, por se tratar de ROI, analisamos seus aspectos de forma objetiva, evitando associações de causalidade que podem não necessariamente se comprovar. É considerado, também, quanto foi empregado para cada cidadão, consequentemente, corrigindo a disparidade estatística entre os municípios com populações maiores e menores
  3. A partir dos índices são rankeados os municípios da seguinte forma:
    1. Ranking Preventivo: oredenando por quem teve o melhor ROI preventivo
    2. Ranking Corretivo: ordenando por quem teve o melhor ROI corretivo (recuperação)
    3. Ranking Geral: é a média de ambos
  4. Escala indo de 0 à 100%, onde 100% representa a melhor eficiência, e 0 significa que perdeu tudo o que investiu
  5. O ranking dos estados é, na verdade, a média dos resultados de seus municípios, devido ao princípio da municipalização do Sistema Único de Saúde
  6. Escolhemos o ROI pois fornece um indicador idôneo para a gestão dos recursos realizada
  • Data da última atualização
    1. Dataset epidemiológico covid-19: 20/10/2021
    2. Dados de Transferências do Portal da transparência : 24/06/2021
  • O ranking dos estados é a média dos resultados de seus municípios
    Estado ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab (média) Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    MA 94.91% 97.35% 96.13% 1.592.626.743,69 232,95 1 21 1
    AL 94.56% 97.19% 95.87% 796.944.497,26 234,62 2 24 2
    PE 94.27% 96.81% 95.54% 1.833.392.667,03 158,85 3 26 3
    BA 92.76% 98.03% 95.40% 2.711.638.633,66 170,40 5 9 4
    PA 93.05% 97.20% 95.13% 1.453.942.331,99 143,09 4 23 5
    PI 92.28% 97.39% 94.84% 919.921.426,61 301,39 6 20 6
    MG 91.47% 97.53% 94.50% 4.685.373.400,94 199,62 7 17 7
    PB 90.72% 98.12% 94.42% 935.468.513,37 237,04 9 8 8
    SE 91.19% 97.50% 94.34% 485.054.219,19 172,14 8 19 9
    RN 89.55% 98.37% 93.96% 825.035.355,44 240,93 11 3 10
    AC 89.35% 98.40% 93.88% 202.675.124,90 149,29 12 2 11
    TO 89.11% 98.17% 93.64% 390.420.611,46 202,89 16 6 12
    CE 89.26% 97.97% 93.62% 2.018.711.090,31 195,38 14 10 13
    MS 89.33% 97.60% 93.46% 633.897.104,87 155,63 13 15 14
    SP 89.25% 96.99% 93.12% 8.477.085.876,23 155,33 15 25 15
    RJ 89.80% 96.24% 93.02% 2.360.632.824,99 181,31 10 27 16
    AM 87.64% 98.19% 92.92% 844.068.753,07 299,54 19 4 17
    RS 87.79% 97.83% 92.81% 2.387.111.404,91 161,53 18 13 18
    GO 88.17% 97.30% 92.73% 1.370.333.320,65 241,75 17 22 19
    PR 87.42% 97.58% 92.50% 2.185.717.583,59 167,24 20 16 20
    RO 87.21% 97.72% 92.47% 300.846.296,08 131,69 21 14 21
    RR 86.32% 98.16% 92.24% 182.356.714,70 321,93 23 7 22
    MT 86.52% 97.50% 92.01% 692.118.554,63 183,46 22 18 23
    ES 85.73% 97.88% 91.80% 775.750.793,25 166,71 24 11 24
    SC 84.86% 98.18% 91.52% 1.567.524.688,09 186,57 26 5 25
    AP 83.77% 99.11% 91.44% 246.977.968,68 279,91 27 1 26
    DF 85.00% 97.83% 91.42% 1.529.699.796,08 507,32 25 12 27
    Município ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    Guaribas (PI) 97.63% 98.15% 97.89% 1.412.577,43 309,64 138 2082 51
    Mundo Novo (BA) 96.66% 99.11% 97.88% 3.693.019,60 137,92 304 364 52
    Rubelita (MG) 96.80% 98.96% 97.88% 1.901.251,20 317,14 282 532 53
    Luislândia (MG) 96.60% 99.12% 97.86% 1.458.685,07 217,75 322 348 54
    Veredinha (MG) 96.17% 99.54% 97.86% 1.142.942,97 199,82 416 90 55
    Massapê do Piauí (PI) 96.10% 99.60% 97.85% 1.403.618,17 217,92 447 66 56
    São Félix do Xingu (PA) 96.65% 99.05% 97.85% 8.827.173,68 68,70 310 428 57
    Cedral (MA) 98.03% 97.62% 97.83% 1.736.701,64 162,69 92 3188 58
    Carnaubeira da Penha (PE) 98.14% 97.50% 97.82% 1.153.466,18 89,19 84 3436 59
    Bagre (PA) 96.91% 98.73% 97.82% 2.519.930,03 82,15 253 893 60
    Godofredo Viana (MA) 98.54% 97.09% 97.82% 1.955.311,03 165,44 43 4050 61
    Senador Alexandre Costa (MA) 95.84% 99.78% 97.81% 3.757.393,66 337,26 497 32 62
    Graça Aranha (MA) 98.02% 97.58% 97.80% 1.082.092,61 172,80 96 3270 63
    Mirangaba (BA) 97.10% 98.50% 97.80% 3.080.523,45 167,99 212 1336 64
    Pedra Lavrada (PB) 95.89% 99.69% 97.79% 1.715.475,63 218,73 484 43 65
    Santa Maria da Boa Vista (PE) 96.98% 98.58% 97.78% 5.221.023,27 124,51 236 1171 66
    Rio Vermelho (MG) 96.39% 99.14% 97.76% 3.312.886,70 257,89 374 335 67
    Ladainha (MG) 98.05% 97.46% 97.75% 2.993.826,51 165,30 91 3514 68
    Itaipé (MG) 97.01% 98.43% 97.72% 2.089.667,00 163,77 226 1470 69
    Betânia do Piauí (PI) 97.10% 98.33% 97.72% 1.468.928,71 236,73 211 1663 70
    Bom Lugar (MA) 96.74% 98.68% 97.71% 6.427.883,89 394,49 290 971 71
    Jaramataia (AL) 97.97% 97.44% 97.70% 1.582.947,24 274,34 101 3560 72
    São Francisco do Brejão (MA) 95.41% 100.00% 97.70% 1.351.951,26 114,59 637 6 73
    Ielmo Marinho (RN) 97.22% 98.17% 97.70% 2.750.102,90 199,78 186 2041 74
    Brejo (MA) 97.37% 98.02% 97.69% 4.636.396,71 127,38 166 2389 75

    Eficiência de gasto público

    Considerando:

    1. Todos os recursos transferidos aos municípios dentro dos programas apontados pelo próprio Governo Federal como específicos para combate ao coronavírus, disponíveis no Painel do Portal da Transparência, para as seguintes ações:
      1. 21C0: Enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus
      2. 21C2: Benefício emergêncial de manutenção do emprego e da renda
      3. 00S3: Auxílio financeiro aos estados, ao distrito federal e aos municípios para compensação da variação nominal negativa dos recursos repassados pelo fundo de participacao
      4. 00S4: Auxílio emergencial de proteção social a pessoas em situação de vulnerabilidade, devido a pandemia da covid-19
      5. 00S5: Concessão de financiamentos para o pagamento da folha salarial, devido a pandemia do covid-19
      6. 00NY: Transferência de recursos para a conta de desenvolvimento energético (lei n. 10.438, de 26 de abril de 2002)
    2. Os dados das ações orçamentárias citadas não representam todos os investimentos do Governo Federal no combate à pandemia, já que os vários órgãos envolvidos podem executar despesas por meio de outros programas e ações
    3. Apenas os municípios que possuem dados

    Metodologia de Cálculo

    1. Utilizamos dois índices de análise: o retorno sobre investimento (ROI) preventivo e corretivo
      1. ROI preventivo: avalia a capacidade dos municípios de diminuir os índices de contaminação em relação aos recursos aplicados
      2. ROI corretivo: a quantidade de pessoas que se recuperaram da doença, também considerando o valor investido
    2. Devido a diversidade de dados, onde os municípios tem cenários com quadros totalmente diferentes, por se tratar de ROI, analisamos seus aspectos de forma objetiva, evitando associações de causalidade que podem não necessariamente se comprovar. É considerado, também, quanto foi empregado para cada cidadão, consequentemente, corrigindo a disparidade estatística entre os municípios com populações maiores e menores
    3. A partir dos índices são rankeados os municípios da seguinte forma:
      1. Ranking Preventivo: oredenando por quem teve o melhor ROI preventivo
      2. Ranking Corretivo: ordenando por quem teve o melhor ROI corretivo (recuperação)
      3. Ranking Geral: é a média de ambos
    4. Escala indo de 0 à 100%, onde 100% representa a melhor eficiência, e 0 significa que perdeu tudo o que investiu
    5. O ranking dos estados é, na verdade, a média dos resultados de seus municípios, devido ao princípio da municipalização do Sistema Único de Saúde
    6. Escolhemos o ROI pois fornece um indicador idôneo para a gestão dos recursos realizada
  • Data da última atualização
    1. Dataset epidemiológico covid-19: 20/10/2021
    2. Dados de Transferências do Portal da transparência : 24/06/2021
  • Tabela de dados gerais sobre o covid
    * Para visualizar o mapa com todas as informações, acesse a partir de um tablet ou computador

    Estado ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab (média) Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    MA 94.91% 97.35% 96.13% 1.592.626.743,69 232,95 1 21 1
    AL 94.56% 97.19% 95.87% 796.944.497,26 234,62 2 24 2
    PE 94.27% 96.81% 95.54% 1.833.392.667,03 158,85 3 26 3
    BA 92.76% 98.03% 95.40% 2.711.638.633,66 170,40 5 9 4
    PA 93.05% 97.20% 95.13% 1.453.942.331,99 143,09 4 23 5
    PI 92.28% 97.39% 94.84% 919.921.426,61 301,39 6 20 6
    MG 91.47% 97.53% 94.50% 4.685.373.400,94 199,62 7 17 7
    PB 90.72% 98.12% 94.42% 935.468.513,37 237,04 9 8 8
    SE 91.19% 97.50% 94.34% 485.054.219,19 172,14 8 19 9
    RN 89.55% 98.37% 93.96% 825.035.355,44 240,93 11 3 10
    AC 89.35% 98.40% 93.88% 202.675.124,90 149,29 12 2 11
    TO 89.11% 98.17% 93.64% 390.420.611,46 202,89 16 6 12
    CE 89.26% 97.97% 93.62% 2.018.711.090,31 195,38 14 10 13
    MS 89.33% 97.60% 93.46% 633.897.104,87 155,63 13 15 14
    SP 89.25% 96.99% 93.12% 8.477.085.876,23 155,33 15 25 15
    RJ 89.80% 96.24% 93.02% 2.360.632.824,99 181,31 10 27 16
    AM 87.64% 98.19% 92.92% 844.068.753,07 299,54 19 4 17
    RS 87.79% 97.83% 92.81% 2.387.111.404,91 161,53 18 13 18
    GO 88.17% 97.30% 92.73% 1.370.333.320,65 241,75 17 22 19
    PR 87.42% 97.58% 92.50% 2.185.717.583,59 167,24 20 16 20
    RO 87.21% 97.72% 92.47% 300.846.296,08 131,69 21 14 21
    RR 86.32% 98.16% 92.24% 182.356.714,70 321,93 23 7 22
    MT 86.52% 97.50% 92.01% 692.118.554,63 183,46 22 18 23
    ES 85.73% 97.88% 91.80% 775.750.793,25 166,71 24 11 24
    SC 84.86% 98.18% 91.52% 1.567.524.688,09 186,57 26 5 25
    AP 83.77% 99.11% 91.44% 246.977.968,68 279,91 27 1 26
    DF 85.00% 97.83% 91.42% 1.529.699.796,08 507,32 25 12 27
    Município ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    Guaribas (PI) 97.63% 98.15% 97.89% 1.412.577,43 309,64 138 2082 51
    Mundo Novo (BA) 96.66% 99.11% 97.88% 3.693.019,60 137,92 304 364 52
    Rubelita (MG) 96.80% 98.96% 97.88% 1.901.251,20 317,14 282 532 53
    Luislândia (MG) 96.60% 99.12% 97.86% 1.458.685,07 217,75 322 348 54
    Veredinha (MG) 96.17% 99.54% 97.86% 1.142.942,97 199,82 416 90 55
    Massapê do Piauí (PI) 96.10% 99.60% 97.85% 1.403.618,17 217,92 447 66 56
    São Félix do Xingu (PA) 96.65% 99.05% 97.85% 8.827.173,68 68,70 310 428 57
    Cedral (MA) 98.03% 97.62% 97.83% 1.736.701,64 162,69 92 3188 58
    Carnaubeira da Penha (PE) 98.14% 97.50% 97.82% 1.153.466,18 89,19 84 3436 59
    Bagre (PA) 96.91% 98.73% 97.82% 2.519.930,03 82,15 253 893 60
    Godofredo Viana (MA) 98.54% 97.09% 97.82% 1.955.311,03 165,44 43 4050 61
    Senador Alexandre Costa (MA) 95.84% 99.78% 97.81% 3.757.393,66 337,26 497 32 62
    Graça Aranha (MA) 98.02% 97.58% 97.80% 1.082.092,61 172,80 96 3270 63
    Mirangaba (BA) 97.10% 98.50% 97.80% 3.080.523,45 167,99 212 1336 64
    Pedra Lavrada (PB) 95.89% 99.69% 97.79% 1.715.475,63 218,73 484 43 65
    Santa Maria da Boa Vista (PE) 96.98% 98.58% 97.78% 5.221.023,27 124,51 236 1171 66
    Rio Vermelho (MG) 96.39% 99.14% 97.76% 3.312.886,70 257,89 374 335 67
    Ladainha (MG) 98.05% 97.46% 97.75% 2.993.826,51 165,30 91 3514 68
    Itaipé (MG) 97.01% 98.43% 97.72% 2.089.667,00 163,77 226 1470 69
    Betânia do Piauí (PI) 97.10% 98.33% 97.72% 1.468.928,71 236,73 211 1663 70
    Bom Lugar (MA) 96.74% 98.68% 97.71% 6.427.883,89 394,49 290 971 71
    Jaramataia (AL) 97.97% 97.44% 97.70% 1.582.947,24 274,34 101 3560 72
    São Francisco do Brejão (MA) 95.41% 100.00% 97.70% 1.351.951,26 114,59 637 6 73
    Ielmo Marinho (RN) 97.22% 98.17% 97.70% 2.750.102,90 199,78 186 2041 74
    Brejo (MA) 97.37% 98.02% 97.69% 4.636.396,71 127,38 166 2389 75

    Mais sobre este projeto e a Inteligov

    Aqui você encontrará as publicações do diário oficial (inicialmente da União), bem como proposições legislativas apresentadas em âmbito federal, estadual e municipal. Não temos a pretensão de sermos exaustivos, mas sim de oferecer uma cobertura suficientemente acurada e gratuita a todos que tiverem interesse - profissional ou pessoal - no acompanhamento destas matérias.

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