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O Covid Radar na frente do COVID-19

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Serasa Experian DataLab

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Digesto

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Eficiência de gasto público

Considerando:

  1. Todos os recursos transferidos aos municípios dentro dos programas apontados pelo próprio Governo Federal como específicos para combate ao coronavírus, disponíveis no Painel do Portal da Transparência, para as seguintes ações:
    1. 21C0: Enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus
    2. 21C2: Benefício emergêncial de manutenção do emprego e da renda
    3. 00S3: Auxílio financeiro aos estados, ao distrito federal e aos municípios para compensação da variação nominal negativa dos recursos repassados pelo fundo de participacao
    4. 00S4: Auxílio emergencial de proteção social a pessoas em situação de vulnerabilidade, devido a pandemia da covid-19
    5. 00S5: Concessão de financiamentos para o pagamento da folha salarial, devido a pandemia do covid-19
    6. 00NY: Transferência de recursos para a conta de desenvolvimento energético (lei n. 10.438, de 26 de abril de 2002)
  2. Os dados das ações orçamentárias citadas não representam todos os investimentos do Governo Federal no combate à pandemia, já que os vários órgãos envolvidos podem executar despesas por meio de outros programas e ações
  3. Apenas os municípios que possuem dados

Metodologia de Cálculo

  1. Utilizamos dois índices de análise: o retorno sobre investimento (ROI) preventivo e corretivo
    1. ROI preventivo: avalia a capacidade dos municípios de diminuir os índices de contaminação em relação aos recursos aplicados
    2. ROI corretivo: a quantidade de pessoas que se recuperaram da doença, também considerando o valor investido
  2. Devido a diversidade de dados, onde os municípios tem cenários com quadros totalmente diferentes, por se tratar de ROI, analisamos seus aspectos de forma objetiva, evitando associações de causalidade que podem não necessariamente se comprovar. É considerado, também, quanto foi empregado para cada cidadão, consequentemente, corrigindo a disparidade estatística entre os municípios com populações maiores e menores
  3. A partir dos índices são rankeados os municípios da seguinte forma:
    1. Ranking Preventivo: oredenando por quem teve o melhor ROI preventivo
    2. Ranking Corretivo: ordenando por quem teve o melhor ROI corretivo (recuperação)
    3. Ranking Geral: é a média de ambos
  4. Escala indo de 0 à 100%, onde 100% representa a melhor eficiência, e 0 significa que perdeu tudo o que investiu
  5. O ranking dos estados é, na verdade, a média dos resultados de seus municípios, devido ao princípio da municipalização do Sistema Único de Saúde
  6. Escolhemos o ROI pois fornece um indicador idôneo para a gestão dos recursos realizada
  • Data da última atualização
    1. Dataset epidemiológico covid-19: 20/01/2022
    2. Dados de Transferências do Portal da transparência : 24/06/2021
  • O ranking dos estados é a média dos resultados de seus municípios
    Estado ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab (média) Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    MA 94.91% 97.35% 96.13% 1.592.626.743,69 232,95 1 22 1
    AL 94.50% 97.17% 95.83% 796.944.497,26 234,62 2 24 2
    PE 94.25% 96.81% 95.53% 1.833.392.667,03 158,85 3 26 3
    BA 92.65% 98.03% 95.34% 2.711.638.633,66 170,40 4 9 4
    PA 92.50% 97.27% 94.89% 1.453.942.331,99 143,09 5 23 5
    PI 91.91% 97.38% 94.64% 919.921.426,61 301,39 6 21 6
    MG 91.47% 97.53% 94.50% 4.685.373.400,94 199,62 7 18 7
    PB 90.72% 98.12% 94.42% 935.468.513,37 237,04 9 7 8
    SE 91.19% 97.50% 94.34% 485.054.219,19 172,14 8 19 9
    AC 89.34% 98.40% 93.87% 202.675.124,90 149,29 11 3 10
    CE 89.26% 97.97% 93.62% 2.018.711.090,31 195,38 13 11 11
    RN 88.67% 98.43% 93.55% 825.035.355,44 240,93 15 2 12
    MS 89.33% 97.60% 93.46% 633.897.104,87 155,63 12 16 13
    TO 88.62% 98.16% 93.39% 390.420.611,46 202,89 16 6 14
    SP 89.16% 96.95% 93.05% 8.477.085.876,23 155,33 14 25 15
    RJ 89.80% 96.24% 93.02% 2.360.632.824,99 181,31 10 27 16
    AM 87.36% 98.20% 92.78% 844.068.753,07 299,54 18 5 17
    RO 87.21% 97.72% 92.47% 300.846.296,08 131,69 20 15 18
    GO 87.54% 97.38% 92.46% 1.370.333.320,65 241,75 17 20 19
    PR 87.31% 97.57% 92.44% 2.185.717.583,59 167,24 19 17 20
    RR 86.16% 98.10% 92.13% 182.356.714,70 321,93 22 8 21
    RS 86.22% 98.00% 92.11% 2.387.111.404,91 161,53 21 10 22
    ES 85.73% 97.88% 91.80% 775.750.793,25 166,71 23 12 23
    AP 83.42% 99.11% 91.26% 246.977.968,68 279,91 27 1 24
    MT 84.64% 97.77% 91.21% 692.118.554,63 183,46 24 14 25
    DF 84.39% 97.84% 91.12% 1.529.699.796,08 507,32 25 13 26
    SC 83.75% 98.25% 91.00% 1.567.524.688,09 186,57 26 4 27
    Município ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    Turilândia (MA) 96.46% 98.90% 97.68% 3.469.972,49 135,45 343 648 76
    Cajari (MA) 98.54% 96.81% 97.68% 3.314.619,32 171,04 37 4458 77
    Mirangaba (BA) 96.97% 98.38% 97.67% 3.080.523,45 167,99 221 1616 78
    Salgadinho (PE) 97.68% 97.63% 97.66% 2.013.506,41 184,40 125 3228 79
    Lagoa dos Patos (MG) 96.83% 98.46% 97.65% 856.002,43 208,68 258 1453 80
    Itaverava (MG) 97.82% 97.46% 97.64% 1.655.511,74 305,50 113 3555 81
    Massapê do Piauí (PI) 96.04% 99.22% 97.63% 1.403.618,17 217,92 440 277 82
    Matinha (MA) 98.33% 96.92% 97.63% 4.927.527,34 210,85 61 4324 83
    Sucupira do Norte (MA) 97.68% 97.57% 97.62% 2.386.274,31 224,36 127 3349 84
    Fruta de Leite (MG) 97.34% 97.90% 97.62% 1.072.865,48 199,83 168 2698 85
    Centro do Guilherme (MA) 96.22% 99.02% 97.62% 2.387.145,86 177,38 394 472 86
    Inajá (PE) 97.95% 97.27% 97.61% 2.696.455,03 115,99 97 3835 87
    Tapiramutá (BA) 96.13% 99.09% 97.61% 2.296.774,96 135,02 418 398 88
    Jacuípe (AL) 97.34% 97.86% 97.60% 948.018,12 135,03 167 2785 89
    Campinas do Piauí (PI) 95.60% 99.60% 97.60% 1.868.187,01 332,83 554 70 90
    São Romão (MG) 97.21% 97.97% 97.59% 1.975.468,78 160,13 179 2545 91
    Belém de Maria (PE) 97.45% 97.73% 97.59% 2.246.982,45 186,12 152 3055 92
    Bacabeira (MA) 97.67% 97.49% 97.58% 4.459.281,31 261,46 128 3505 93
    Joselândia (MA) 95.90% 99.25% 97.57% 3.122.718,45 193,14 464 251 94
    Cabaceiras do Paraguaçu (BA) 95.77% 99.37% 97.57% 2.465.864,98 131,11 505 174 95
    Rio Pardo de Minas (MG) 95.73% 99.39% 97.56% 4.885.777,17 158,04 517 159 96
    São Francisco de Assis do Piauí (PI) 98.44% 96.67% 97.55% 2.871.442,21 498,95 47 4587 97
    Ibiracatu (MG) 96.04% 99.07% 97.55% 1.492.125,00 276,32 442 425 98
    Viseu (PA) 97.45% 97.64% 97.54% 11.037.047,00 179,75 151 3214 99
    Campo Alegre do Fidalgo (PI) 96.10% 98.98% 97.54% 1.760.695,16 349,00 431 516 100

    Eficiência de gasto público

    Considerando:

    1. Todos os recursos transferidos aos municípios dentro dos programas apontados pelo próprio Governo Federal como específicos para combate ao coronavírus, disponíveis no Painel do Portal da Transparência, para as seguintes ações:
      1. 21C0: Enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus
      2. 21C2: Benefício emergêncial de manutenção do emprego e da renda
      3. 00S3: Auxílio financeiro aos estados, ao distrito federal e aos municípios para compensação da variação nominal negativa dos recursos repassados pelo fundo de participacao
      4. 00S4: Auxílio emergencial de proteção social a pessoas em situação de vulnerabilidade, devido a pandemia da covid-19
      5. 00S5: Concessão de financiamentos para o pagamento da folha salarial, devido a pandemia do covid-19
      6. 00NY: Transferência de recursos para a conta de desenvolvimento energético (lei n. 10.438, de 26 de abril de 2002)
    2. Os dados das ações orçamentárias citadas não representam todos os investimentos do Governo Federal no combate à pandemia, já que os vários órgãos envolvidos podem executar despesas por meio de outros programas e ações
    3. Apenas os municípios que possuem dados

    Metodologia de Cálculo

    1. Utilizamos dois índices de análise: o retorno sobre investimento (ROI) preventivo e corretivo
      1. ROI preventivo: avalia a capacidade dos municípios de diminuir os índices de contaminação em relação aos recursos aplicados
      2. ROI corretivo: a quantidade de pessoas que se recuperaram da doença, também considerando o valor investido
    2. Devido a diversidade de dados, onde os municípios tem cenários com quadros totalmente diferentes, por se tratar de ROI, analisamos seus aspectos de forma objetiva, evitando associações de causalidade que podem não necessariamente se comprovar. É considerado, também, quanto foi empregado para cada cidadão, consequentemente, corrigindo a disparidade estatística entre os municípios com populações maiores e menores
    3. A partir dos índices são rankeados os municípios da seguinte forma:
      1. Ranking Preventivo: oredenando por quem teve o melhor ROI preventivo
      2. Ranking Corretivo: ordenando por quem teve o melhor ROI corretivo (recuperação)
      3. Ranking Geral: é a média de ambos
    4. Escala indo de 0 à 100%, onde 100% representa a melhor eficiência, e 0 significa que perdeu tudo o que investiu
    5. O ranking dos estados é, na verdade, a média dos resultados de seus municípios, devido ao princípio da municipalização do Sistema Único de Saúde
    6. Escolhemos o ROI pois fornece um indicador idôneo para a gestão dos recursos realizada
  • Data da última atualização
    1. Dataset epidemiológico covid-19: 20/01/2022
    2. Dados de Transferências do Portal da transparência : 24/06/2021
  • Tabela de dados gerais sobre o covid
    * Para visualizar o mapa com todas as informações, acesse a partir de um tablet ou computador

    Estado ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab (média) Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    MA 94.91% 97.35% 96.13% 1.592.626.743,69 232,95 1 22 1
    AL 94.50% 97.17% 95.83% 796.944.497,26 234,62 2 24 2
    PE 94.25% 96.81% 95.53% 1.833.392.667,03 158,85 3 26 3
    BA 92.65% 98.03% 95.34% 2.711.638.633,66 170,40 4 9 4
    PA 92.50% 97.27% 94.89% 1.453.942.331,99 143,09 5 23 5
    PI 91.91% 97.38% 94.64% 919.921.426,61 301,39 6 21 6
    MG 91.47% 97.53% 94.50% 4.685.373.400,94 199,62 7 18 7
    PB 90.72% 98.12% 94.42% 935.468.513,37 237,04 9 7 8
    SE 91.19% 97.50% 94.34% 485.054.219,19 172,14 8 19 9
    AC 89.34% 98.40% 93.87% 202.675.124,90 149,29 11 3 10
    CE 89.26% 97.97% 93.62% 2.018.711.090,31 195,38 13 11 11
    RN 88.67% 98.43% 93.55% 825.035.355,44 240,93 15 2 12
    MS 89.33% 97.60% 93.46% 633.897.104,87 155,63 12 16 13
    TO 88.62% 98.16% 93.39% 390.420.611,46 202,89 16 6 14
    SP 89.16% 96.95% 93.05% 8.477.085.876,23 155,33 14 25 15
    RJ 89.80% 96.24% 93.02% 2.360.632.824,99 181,31 10 27 16
    AM 87.36% 98.20% 92.78% 844.068.753,07 299,54 18 5 17
    RO 87.21% 97.72% 92.47% 300.846.296,08 131,69 20 15 18
    GO 87.54% 97.38% 92.46% 1.370.333.320,65 241,75 17 20 19
    PR 87.31% 97.57% 92.44% 2.185.717.583,59 167,24 19 17 20
    RR 86.16% 98.10% 92.13% 182.356.714,70 321,93 22 8 21
    RS 86.22% 98.00% 92.11% 2.387.111.404,91 161,53 21 10 22
    ES 85.73% 97.88% 91.80% 775.750.793,25 166,71 23 12 23
    AP 83.42% 99.11% 91.26% 246.977.968,68 279,91 27 1 24
    MT 84.64% 97.77% 91.21% 692.118.554,63 183,46 24 14 25
    DF 84.39% 97.84% 91.12% 1.529.699.796,08 507,32 25 13 26
    SC 83.75% 98.25% 91.00% 1.567.524.688,09 186,57 26 4 27
    Município ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    Turilândia (MA) 96.46% 98.90% 97.68% 3.469.972,49 135,45 343 648 76
    Cajari (MA) 98.54% 96.81% 97.68% 3.314.619,32 171,04 37 4458 77
    Mirangaba (BA) 96.97% 98.38% 97.67% 3.080.523,45 167,99 221 1616 78
    Salgadinho (PE) 97.68% 97.63% 97.66% 2.013.506,41 184,40 125 3228 79
    Lagoa dos Patos (MG) 96.83% 98.46% 97.65% 856.002,43 208,68 258 1453 80
    Itaverava (MG) 97.82% 97.46% 97.64% 1.655.511,74 305,50 113 3555 81
    Massapê do Piauí (PI) 96.04% 99.22% 97.63% 1.403.618,17 217,92 440 277 82
    Matinha (MA) 98.33% 96.92% 97.63% 4.927.527,34 210,85 61 4324 83
    Sucupira do Norte (MA) 97.68% 97.57% 97.62% 2.386.274,31 224,36 127 3349 84
    Fruta de Leite (MG) 97.34% 97.90% 97.62% 1.072.865,48 199,83 168 2698 85
    Centro do Guilherme (MA) 96.22% 99.02% 97.62% 2.387.145,86 177,38 394 472 86
    Inajá (PE) 97.95% 97.27% 97.61% 2.696.455,03 115,99 97 3835 87
    Tapiramutá (BA) 96.13% 99.09% 97.61% 2.296.774,96 135,02 418 398 88
    Jacuípe (AL) 97.34% 97.86% 97.60% 948.018,12 135,03 167 2785 89
    Campinas do Piauí (PI) 95.60% 99.60% 97.60% 1.868.187,01 332,83 554 70 90
    São Romão (MG) 97.21% 97.97% 97.59% 1.975.468,78 160,13 179 2545 91
    Belém de Maria (PE) 97.45% 97.73% 97.59% 2.246.982,45 186,12 152 3055 92
    Bacabeira (MA) 97.67% 97.49% 97.58% 4.459.281,31 261,46 128 3505 93
    Joselândia (MA) 95.90% 99.25% 97.57% 3.122.718,45 193,14 464 251 94
    Cabaceiras do Paraguaçu (BA) 95.77% 99.37% 97.57% 2.465.864,98 131,11 505 174 95
    Rio Pardo de Minas (MG) 95.73% 99.39% 97.56% 4.885.777,17 158,04 517 159 96
    São Francisco de Assis do Piauí (PI) 98.44% 96.67% 97.55% 2.871.442,21 498,95 47 4587 97
    Ibiracatu (MG) 96.04% 99.07% 97.55% 1.492.125,00 276,32 442 425 98
    Viseu (PA) 97.45% 97.64% 97.54% 11.037.047,00 179,75 151 3214 99
    Campo Alegre do Fidalgo (PI) 96.10% 98.98% 97.54% 1.760.695,16 349,00 431 516 100

    Mais sobre este projeto e a Inteligov

    Aqui você encontrará as publicações do diário oficial (inicialmente da União), bem como proposições legislativas apresentadas em âmbito federal, estadual e municipal. Não temos a pretensão de sermos exaustivos, mas sim de oferecer uma cobertura suficientemente acurada e gratuita a todos que tiverem interesse - profissional ou pessoal - no acompanhamento destas matérias.

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