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O Covid Radar na frente do COVID-19

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Serasa Experian DataLab

O DataLab é o laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Serasa Experian: uma unidade focada na análise do uso de novas fontes de dados, combinado com algoritmos de inteligência artificial e a aplicação de técnicas tradicionais ou inovadoras, com o objetivo de resolver problemas complexos.

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Distribuição geográfica de proposições legislativas

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Proposições federais

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Eficiência de gasto público

Considerando:

  1. Todos os recursos transferidos aos municípios dentro dos programas apontados pelo próprio Governo Federal como específicos para combate ao coronavírus, disponíveis no Painel do Portal da Transparência, para as seguintes ações:
    1. 21C0: Enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus
    2. 21C2: Benefício emergêncial de manutenção do emprego e da renda
    3. 00S3: Auxílio financeiro aos estados, ao distrito federal e aos municípios para compensação da variação nominal negativa dos recursos repassados pelo fundo de participacao
    4. 00S4: Auxílio emergencial de proteção social a pessoas em situação de vulnerabilidade, devido a pandemia da covid-19
    5. 00S5: Concessão de financiamentos para o pagamento da folha salarial, devido a pandemia do covid-19
    6. 00NY: Transferência de recursos para a conta de desenvolvimento energético (lei n. 10.438, de 26 de abril de 2002)
  2. Os dados das ações orçamentárias citadas não representam todos os investimentos do Governo Federal no combate à pandemia, já que os vários órgãos envolvidos podem executar despesas por meio de outros programas e ações
  3. Apenas os municípios que possuem dados

Metodologia de Cálculo

  1. Utilizamos dois índices de análise: o retorno sobre investimento (ROI) preventivo e corretivo
    1. ROI preventivo: avalia a capacidade dos municípios de diminuir os índices de contaminação em relação aos recursos aplicados
    2. ROI corretivo: a quantidade de pessoas que se recuperaram da doença, também considerando o valor investido
  2. Devido a diversidade de dados, onde os municípios tem cenários com quadros totalmente diferentes, por se tratar de ROI, analisamos seus aspectos de forma objetiva, evitando associações de causalidade que podem não necessariamente se comprovar. É considerado, também, quanto foi empregado para cada cidadão, consequentemente, corrigindo a disparidade estatística entre os municípios com populações maiores e menores
  3. A partir dos índices são rankeados os municípios da seguinte forma:
    1. Ranking Preventivo: oredenando por quem teve o melhor ROI preventivo
    2. Ranking Corretivo: ordenando por quem teve o melhor ROI corretivo (recuperação)
    3. Ranking Geral: é a média de ambos
  4. Escala indo de 0 à 100%, onde 100% representa a melhor eficiência, e 0 significa que perdeu tudo o que investiu
  5. O ranking dos estados é, na verdade, a média dos resultados de seus municípios, devido ao princípio da municipalização do Sistema Único de Saúde
  6. Escolhemos o ROI pois fornece um indicador idôneo para a gestão dos recursos realizada
  • Data da última atualização
    1. Dataset epidemiológico covid-19: 19/06/2021
    2. Dados de Transferências do Portal da transparência : 07/04/2021
  • O ranking dos estados é a média dos resultados de seus municípios
    Estado ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab (média) Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    MA 95.60% 97.46% 96.53% 1.592.294.084,69 232,94 1 19 1
    AL 95.53% 97.38% 96.45% 784.029.760,26 231,33 2 22 2
    BA 93.92% 98.08% 96.00% 2.707.487.353,66 170,26 4 8 3
    PE 95.11% 96.76% 95.94% 1.833.392.667,03 158,85 3 26 4
    PA 93.69% 97.30% 95.49% 1.453.942.331,99 143,09 5 23 5
    MG 93.10% 97.60% 95.35% 4.685.373.400,94 199,62 7 17 6
    PI 93.26% 97.41% 95.33% 919.921.426,61 301,39 6 20 7
    PB 92.30% 98.02% 95.16% 935.408.513,37 236,92 9 9 8
    RN 91.69% 98.21% 94.95% 825.035.355,44 240,93 11 5 9
    SE 92.25% 97.53% 94.89% 485.054.219,19 172,14 10 18 10
    TO 90.70% 98.23% 94.47% 390.070.000,46 202,86 14 3 11
    GO 91.48% 97.24% 94.36% 1.370.108.594,65 241,73 13 24 12
    SP 91.63% 97.03% 94.33% 8.190.422.843,01 155,30 12 25 13
    RJ 92.65% 95.81% 94.23% 2.360.632.824,99 181,31 8 27 14
    CE 90.42% 97.97% 94.20% 2.018.711.090,31 195,38 16 10 15
    MS 90.64% 97.73% 94.18% 633.897.104,87 155,63 15 14 16
    AC 89.89% 98.44% 94.17% 202.675.124,90 149,29 19 2 17
    PR 90.18% 97.68% 93.93% 2.185.717.583,59 167,24 18 15 18
    RS 90.20% 97.62% 93.91% 2.387.111.404,91 161,53 17 16 19
    MT 89.17% 97.40% 93.28% 692.118.554,63 183,46 20 21 20
    RR 88.22% 98.20% 93.21% 182.356.714,70 321,93 22 6 21
    AM 88.21% 98.19% 93.20% 844.068.753,07 299,54 23 7 22
    RO 88.48% 97.74% 93.11% 300.846.296,08 131,69 21 13 23
    ES 87.80% 97.80% 92.80% 775.750.793,25 166,71 24 11 24
    DF 87.75% 97.76% 92.76% 1.337.110.720,31 443,45 25 12 25
    SC 87.25% 98.22% 92.74% 1.567.524.688,09 186,57 26 4 26
    AP 84.65% 99.15% 91.90% 246.977.968,68 279,91 27 1 27
    Município ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    Penalva (MA) 98.78% 97.45% 98.11% 5.707.754,34 148,37 49 3516 76
    Santo Antônio do Itambé (MG) 97.11% 99.10% 98.10% 971.346,08 253,09 363 457 77
    São Domingos (GO) 98.82% 97.39% 98.10% 1.795.576,23 138,67 44 3628 78
    Indaiabira (MG) 96.60% 99.60% 98.10% 1.883.599,26 256,24 528 104 79
    Betânia do Piauí (PI) 97.47% 98.73% 98.10% 1.468.928,71 236,73 273 1019 80
    Itabi (SE) 96.80% 99.36% 98.08% 1.056.094,55 215,40 457 229 81
    Santa Maria da Boa Vista (PE) 97.49% 98.67% 98.08% 5.221.023,27 124,51 264 1120 82
    Mundo Novo (BA) 97.03% 99.12% 98.08% 3.693.019,60 137,92 393 433 83
    Afonso Cunha (MA) 97.26% 98.88% 98.07% 1.597.563,39 244,87 323 734 84
    Itaeté (BA) 98.06% 98.08% 98.07% 2.201.576,19 137,12 151 2345 85
    Cedral (MA) 98.12% 98.01% 98.06% 1.736.701,64 162,69 142 2492 86
    Turilândia (MA) 97.58% 98.55% 98.06% 3.469.972,49 135,45 250 1354 87
    Fruta de Leite (MG) 97.90% 98.23% 98.06% 1.072.865,48 199,83 176 2011 88
    Apicum-Açu (MA) 97.11% 99.00% 98.05% 5.450.672,39 316,18 366 578 89
    Rio Pardo de Minas (MG) 96.54% 99.53% 98.03% 4.885.777,17 158,04 552 129 90
    Magalhães de Almeida (MA) 97.45% 98.61% 98.03% 3.172.645,18 160,02 277 1217 91
    Novo Tiradentes (RS) 96.07% 100.00% 98.03% 503.783,50 227,85 750 30 92
    Inajá (PE) 98.11% 97.95% 98.03% 2.696.455,03 115,99 144 2611 93
    Anguera (BA) 96.27% 99.76% 98.02% 1.952.749,16 174,03 647 64 94
    Ruy Barbosa (RN) 96.94% 99.09% 98.02% 1.204.658,42 334,63 425 469 95
    Patis (MG) 96.01% 100.00% 98.01% 1.650.663,92 276,40 771 34 96
    Congonhas do Norte (MG) 98.10% 97.92% 98.01% 1.109.999,19 220,02 148 2701 97
    São Raimundo do Doca Bezerra (MA) 97.54% 98.45% 97.99% 1.671.034,33 319,08 255 1554 98
    Santo Hipólito (MG) 95.98% 100.00% 97.99% 819.291,47 265,40 787 33 99
    Pilão Arcado (BA) 98.21% 97.76% 97.99% 4.959.081,55 141,49 124 2981 100

    Eficiência de gasto público

    Considerando:

    1. Todos os recursos transferidos aos municípios dentro dos programas apontados pelo próprio Governo Federal como específicos para combate ao coronavírus, disponíveis no Painel do Portal da Transparência, para as seguintes ações:
      1. 21C0: Enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus
      2. 21C2: Benefício emergêncial de manutenção do emprego e da renda
      3. 00S3: Auxílio financeiro aos estados, ao distrito federal e aos municípios para compensação da variação nominal negativa dos recursos repassados pelo fundo de participacao
      4. 00S4: Auxílio emergencial de proteção social a pessoas em situação de vulnerabilidade, devido a pandemia da covid-19
      5. 00S5: Concessão de financiamentos para o pagamento da folha salarial, devido a pandemia do covid-19
      6. 00NY: Transferência de recursos para a conta de desenvolvimento energético (lei n. 10.438, de 26 de abril de 2002)
    2. Os dados das ações orçamentárias citadas não representam todos os investimentos do Governo Federal no combate à pandemia, já que os vários órgãos envolvidos podem executar despesas por meio de outros programas e ações
    3. Apenas os municípios que possuem dados

    Metodologia de Cálculo

    1. Utilizamos dois índices de análise: o retorno sobre investimento (ROI) preventivo e corretivo
      1. ROI preventivo: avalia a capacidade dos municípios de diminuir os índices de contaminação em relação aos recursos aplicados
      2. ROI corretivo: a quantidade de pessoas que se recuperaram da doença, também considerando o valor investido
    2. Devido a diversidade de dados, onde os municípios tem cenários com quadros totalmente diferentes, por se tratar de ROI, analisamos seus aspectos de forma objetiva, evitando associações de causalidade que podem não necessariamente se comprovar. É considerado, também, quanto foi empregado para cada cidadão, consequentemente, corrigindo a disparidade estatística entre os municípios com populações maiores e menores
    3. A partir dos índices são rankeados os municípios da seguinte forma:
      1. Ranking Preventivo: oredenando por quem teve o melhor ROI preventivo
      2. Ranking Corretivo: ordenando por quem teve o melhor ROI corretivo (recuperação)
      3. Ranking Geral: é a média de ambos
    4. Escala indo de 0 à 100%, onde 100% representa a melhor eficiência, e 0 significa que perdeu tudo o que investiu
    5. O ranking dos estados é, na verdade, a média dos resultados de seus municípios, devido ao princípio da municipalização do Sistema Único de Saúde
    6. Escolhemos o ROI pois fornece um indicador idôneo para a gestão dos recursos realizada
  • Data da última atualização
    1. Dataset epidemiológico covid-19: 19/06/2021
    2. Dados de Transferências do Portal da transparência : 07/04/2021
  • Tabela de dados gerais sobre o covid
    * Para visualizar o mapa com todas as informações, acesse a partir de um tablet ou computador

    Estado ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab (média) Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    MA 95.60% 97.46% 96.53% 1.592.294.084,69 232,94 1 19 1
    AL 95.53% 97.38% 96.45% 784.029.760,26 231,33 2 22 2
    BA 93.92% 98.08% 96.00% 2.707.487.353,66 170,26 4 8 3
    PE 95.11% 96.76% 95.94% 1.833.392.667,03 158,85 3 26 4
    PA 93.69% 97.30% 95.49% 1.453.942.331,99 143,09 5 23 5
    MG 93.10% 97.60% 95.35% 4.685.373.400,94 199,62 7 17 6
    PI 93.26% 97.41% 95.33% 919.921.426,61 301,39 6 20 7
    PB 92.30% 98.02% 95.16% 935.408.513,37 236,92 9 9 8
    RN 91.69% 98.21% 94.95% 825.035.355,44 240,93 11 5 9
    SE 92.25% 97.53% 94.89% 485.054.219,19 172,14 10 18 10
    TO 90.70% 98.23% 94.47% 390.070.000,46 202,86 14 3 11
    GO 91.48% 97.24% 94.36% 1.370.108.594,65 241,73 13 24 12
    SP 91.63% 97.03% 94.33% 8.190.422.843,01 155,30 12 25 13
    RJ 92.65% 95.81% 94.23% 2.360.632.824,99 181,31 8 27 14
    CE 90.42% 97.97% 94.20% 2.018.711.090,31 195,38 16 10 15
    MS 90.64% 97.73% 94.18% 633.897.104,87 155,63 15 14 16
    AC 89.89% 98.44% 94.17% 202.675.124,90 149,29 19 2 17
    PR 90.18% 97.68% 93.93% 2.185.717.583,59 167,24 18 15 18
    RS 90.20% 97.62% 93.91% 2.387.111.404,91 161,53 17 16 19
    MT 89.17% 97.40% 93.28% 692.118.554,63 183,46 20 21 20
    RR 88.22% 98.20% 93.21% 182.356.714,70 321,93 22 6 21
    AM 88.21% 98.19% 93.20% 844.068.753,07 299,54 23 7 22
    RO 88.48% 97.74% 93.11% 300.846.296,08 131,69 21 13 23
    ES 87.80% 97.80% 92.80% 775.750.793,25 166,71 24 11 24
    DF 87.75% 97.76% 92.76% 1.337.110.720,31 443,45 25 12 25
    SC 87.25% 98.22% 92.74% 1.567.524.688,09 186,57 26 4 26
    AP 84.65% 99.15% 91.90% 246.977.968,68 279,91 27 1 27
    Município ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    Penalva (MA) 98.78% 97.45% 98.11% 5.707.754,34 148,37 49 3516 76
    Santo Antônio do Itambé (MG) 97.11% 99.10% 98.10% 971.346,08 253,09 363 457 77
    São Domingos (GO) 98.82% 97.39% 98.10% 1.795.576,23 138,67 44 3628 78
    Indaiabira (MG) 96.60% 99.60% 98.10% 1.883.599,26 256,24 528 104 79
    Betânia do Piauí (PI) 97.47% 98.73% 98.10% 1.468.928,71 236,73 273 1019 80
    Itabi (SE) 96.80% 99.36% 98.08% 1.056.094,55 215,40 457 229 81
    Santa Maria da Boa Vista (PE) 97.49% 98.67% 98.08% 5.221.023,27 124,51 264 1120 82
    Mundo Novo (BA) 97.03% 99.12% 98.08% 3.693.019,60 137,92 393 433 83
    Afonso Cunha (MA) 97.26% 98.88% 98.07% 1.597.563,39 244,87 323 734 84
    Itaeté (BA) 98.06% 98.08% 98.07% 2.201.576,19 137,12 151 2345 85
    Cedral (MA) 98.12% 98.01% 98.06% 1.736.701,64 162,69 142 2492 86
    Turilândia (MA) 97.58% 98.55% 98.06% 3.469.972,49 135,45 250 1354 87
    Fruta de Leite (MG) 97.90% 98.23% 98.06% 1.072.865,48 199,83 176 2011 88
    Apicum-Açu (MA) 97.11% 99.00% 98.05% 5.450.672,39 316,18 366 578 89
    Rio Pardo de Minas (MG) 96.54% 99.53% 98.03% 4.885.777,17 158,04 552 129 90
    Magalhães de Almeida (MA) 97.45% 98.61% 98.03% 3.172.645,18 160,02 277 1217 91
    Novo Tiradentes (RS) 96.07% 100.00% 98.03% 503.783,50 227,85 750 30 92
    Inajá (PE) 98.11% 97.95% 98.03% 2.696.455,03 115,99 144 2611 93
    Anguera (BA) 96.27% 99.76% 98.02% 1.952.749,16 174,03 647 64 94
    Ruy Barbosa (RN) 96.94% 99.09% 98.02% 1.204.658,42 334,63 425 469 95
    Patis (MG) 96.01% 100.00% 98.01% 1.650.663,92 276,40 771 34 96
    Congonhas do Norte (MG) 98.10% 97.92% 98.01% 1.109.999,19 220,02 148 2701 97
    São Raimundo do Doca Bezerra (MA) 97.54% 98.45% 97.99% 1.671.034,33 319,08 255 1554 98
    Santo Hipólito (MG) 95.98% 100.00% 97.99% 819.291,47 265,40 787 33 99
    Pilão Arcado (BA) 98.21% 97.76% 97.99% 4.959.081,55 141,49 124 2981 100

    Mais sobre este projeto e a Inteligov

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