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O Covid Radar na frente do COVID-19

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Eficiência de gasto público

Considerando:

  1. Todos os recursos transferidos aos municípios dentro dos programas apontados pelo próprio Governo Federal como específicos para combate ao coronavírus, disponíveis no Painel do Portal da Transparência, para as seguintes ações:
    1. 21C0: Enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus
    2. 21C2: Benefício emergêncial de manutenção do emprego e da renda
    3. 00S3: Auxílio financeiro aos estados, ao distrito federal e aos municípios para compensação da variação nominal negativa dos recursos repassados pelo fundo de participacao
    4. 00S4: Auxílio emergencial de proteção social a pessoas em situação de vulnerabilidade, devido a pandemia da covid-19
    5. 00S5: Concessão de financiamentos para o pagamento da folha salarial, devido a pandemia do covid-19
    6. 00NY: Transferência de recursos para a conta de desenvolvimento energético (lei n. 10.438, de 26 de abril de 2002)
  2. Os dados das ações orçamentárias citadas não representam todos os investimentos do Governo Federal no combate à pandemia, já que os vários órgãos envolvidos podem executar despesas por meio de outros programas e ações
  3. Apenas os municípios que possuem dados

Metodologia de Cálculo

  1. Utilizamos dois índices de análise: o retorno sobre investimento (ROI) preventivo e corretivo
    1. ROI preventivo: avalia a capacidade dos municípios de diminuir os índices de contaminação em relação aos recursos aplicados
    2. ROI corretivo: a quantidade de pessoas que se recuperaram da doença, também considerando o valor investido
  2. Devido a diversidade de dados, onde os municípios tem cenários com quadros totalmente diferentes, por se tratar de ROI, analisamos seus aspectos de forma objetiva, evitando associações de causalidade que podem não necessariamente se comprovar. É considerado, também, quanto foi empregado para cada cidadão, consequentemente, corrigindo a disparidade estatística entre os municípios com populações maiores e menores
  3. A partir dos índices são rankeados os municípios da seguinte forma:
    1. Ranking Preventivo: oredenando por quem teve o melhor ROI preventivo
    2. Ranking Corretivo: ordenando por quem teve o melhor ROI corretivo (recuperação)
    3. Ranking Geral: é a média de ambos
  4. Escala indo de 0 à 100%, onde 100% representa a melhor eficiência, e 0 significa que perdeu tudo o que investiu
  5. O ranking dos estados é, na verdade, a média dos resultados de seus municípios, devido ao princípio da municipalização do Sistema Único de Saúde
  6. Escolhemos o ROI pois fornece um indicador idôneo para a gestão dos recursos realizada
  • Data da última atualização
    1. Dataset epidemiológico covid-19: 26/03/2022
    2. Dados de Transferências do Portal da transparência : 24/06/2021
  • O ranking dos estados é a média dos resultados de seus municípios
    Estado ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab (média) Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    MA 94.91% 97.35% 96.13% 1.592.626.743,69 232,95 1 24 1
    PE 94.25% 96.81% 95.53% 1.833.392.667,03 158,85 2 26 2
    AL 93.28% 97.58% 95.43% 796.944.497,26 234,62 3 17 3
    BA 92.65% 98.03% 95.34% 2.711.638.633,66 170,40 4 12 4
    MG 91.47% 97.53% 94.50% 4.685.373.400,94 199,62 5 20 5
    PA 91.33% 97.54% 94.44% 1.453.942.331,99 143,09 6 19 6
    PB 90.72% 98.12% 94.42% 935.468.513,37 237,04 9 10 7
    SE 91.18% 97.49% 94.33% 485.054.219,19 172,14 7 21 8
    PI 91.11% 97.41% 94.26% 919.921.426,61 301,39 8 22 9
    AC 89.34% 98.40% 93.87% 202.675.124,90 149,29 11 5 10
    CE 89.26% 97.97% 93.62% 2.018.711.090,31 195,38 13 13 11
    MS 89.33% 97.60% 93.46% 633.897.104,87 155,63 12 16 12
    TO 88.36% 98.19% 93.27% 390.420.611,46 202,89 15 8 13
    SP 89.16% 96.95% 93.05% 8.477.085.876,23 155,33 14 25 14
    RJ 89.80% 96.24% 93.02% 2.360.632.824,99 181,31 10 27 15
    AM 87.36% 98.20% 92.78% 844.068.753,07 299,54 17 7 16
    RO 87.21% 97.72% 92.47% 300.846.296,08 131,69 19 15 17
    GO 87.54% 97.38% 92.46% 1.370.333.320,65 241,75 16 23 18
    PR 87.31% 97.57% 92.44% 2.185.717.583,59 167,24 18 18 19
    RR 86.16% 98.10% 92.13% 182.356.714,70 321,93 20 11 20
    RN 85.51% 98.64% 92.07% 825.035.355,44 240,93 22 2 21
    ES 85.73% 97.88% 91.80% 775.750.793,25 166,71 21 14 22
    AP 83.42% 99.11% 91.26% 246.977.968,68 279,91 23 1 23
    RS 80.74% 98.44% 89.59% 2.387.111.404,91 161,53 24 4 24
    DF 80.17% 98.27% 89.22% 1.529.699.796,08 507,32 25 6 25
    SC 79.73% 98.54% 89.13% 1.567.524.688,09 186,57 27 3 26
    MT 80.05% 98.16% 89.10% 692.118.554,63 183,46 26 9 27
    Município ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    Duas Barras (RJ) 97.87% 97.14% 97.51% 1.777.296,08 154,66 99 4144 101
    Ruy Barbosa (RN) 95.64% 99.36% 97.50% 1.204.658,42 334,63 506 211 102
    São Vicente Ferrer (MA) 98.98% 96.02% 97.50% 4.045.051,17 181,82 15 5038 103
    Melgaço (PA) 97.85% 97.14% 97.50% 3.606.106,38 130,40 103 4143 104
    Biritinga (BA) 96.12% 98.87% 97.50% 3.296.778,24 206,32 391 846 105
    Congonhas do Norte (MG) 98.10% 96.88% 97.49% 1.109.999,19 220,02 72 4464 106
    Crisólita (MG) 96.12% 98.85% 97.48% 1.012.234,98 150,99 389 896 107
    Bento Fernandes (RN) 96.54% 98.42% 97.48% 780.506,85 141,99 295 1761 108
    Diogo de Vasconcelos (MG) 95.55% 99.41% 97.48% 704.207,43 185,22 535 181 109
    Piritiba (BA) 96.92% 98.03% 97.48% 2.650.957,06 107,09 216 2610 110
    Santa Filomena (PI) 97.63% 97.30% 97.47% 1.939.453,85 310,16 123 3942 111
    São Bento (MA) 97.97% 96.95% 97.46% 5.291.921,72 117,05 87 4376 112
    São Domingos do Azeitão (MA) 96.42% 98.49% 97.45% 1.730.960,90 234,17 323 1610 113
    São João do Carú (MA) 96.55% 98.35% 97.45% 3.808.103,78 240,90 293 1922 114
    Itaíba (PE) 96.19% 98.71% 97.45% 3.733.546,62 141,70 369 1173 115
    Aldeias Altas (MA) 96.32% 98.57% 97.44% 4.078.898,52 153,74 342 1451 116
    Anguera (BA) 95.26% 99.62% 97.44% 1.952.749,16 174,03 622 73 117
    Jenipapo de Minas (MG) 97.72% 97.14% 97.43% 1.434.026,66 186,43 110 4145 118
    Amaralina (GO) 96.27% 98.59% 97.43% 767.807,11 201,42 352 1402 119
    Olho d'Água do Casado (AL) 97.87% 97.00% 97.43% 3.179.361,69 339,20 100 4317 120
    Betânia do Piauí (PI) 97.05% 97.81% 97.43% 1.468.928,71 236,73 193 3071 121
    Pilão Arcado (BA) 97.71% 97.14% 97.42% 4.959.081,55 141,49 113 4156 122
    São João das Missões (MG) 96.28% 98.55% 97.42% 2.147.302,73 165,00 351 1486 123
    Apicum-Açu (MA) 96.84% 97.98% 97.41% 5.450.672,39 316,18 233 2709 124
    Cidelândia (MA) 96.00% 98.81% 97.40% 3.483.958,94 237,05 415 957 125

    Eficiência de gasto público

    Considerando:

    1. Todos os recursos transferidos aos municípios dentro dos programas apontados pelo próprio Governo Federal como específicos para combate ao coronavírus, disponíveis no Painel do Portal da Transparência, para as seguintes ações:
      1. 21C0: Enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus
      2. 21C2: Benefício emergêncial de manutenção do emprego e da renda
      3. 00S3: Auxílio financeiro aos estados, ao distrito federal e aos municípios para compensação da variação nominal negativa dos recursos repassados pelo fundo de participacao
      4. 00S4: Auxílio emergencial de proteção social a pessoas em situação de vulnerabilidade, devido a pandemia da covid-19
      5. 00S5: Concessão de financiamentos para o pagamento da folha salarial, devido a pandemia do covid-19
      6. 00NY: Transferência de recursos para a conta de desenvolvimento energético (lei n. 10.438, de 26 de abril de 2002)
    2. Os dados das ações orçamentárias citadas não representam todos os investimentos do Governo Federal no combate à pandemia, já que os vários órgãos envolvidos podem executar despesas por meio de outros programas e ações
    3. Apenas os municípios que possuem dados

    Metodologia de Cálculo

    1. Utilizamos dois índices de análise: o retorno sobre investimento (ROI) preventivo e corretivo
      1. ROI preventivo: avalia a capacidade dos municípios de diminuir os índices de contaminação em relação aos recursos aplicados
      2. ROI corretivo: a quantidade de pessoas que se recuperaram da doença, também considerando o valor investido
    2. Devido a diversidade de dados, onde os municípios tem cenários com quadros totalmente diferentes, por se tratar de ROI, analisamos seus aspectos de forma objetiva, evitando associações de causalidade que podem não necessariamente se comprovar. É considerado, também, quanto foi empregado para cada cidadão, consequentemente, corrigindo a disparidade estatística entre os municípios com populações maiores e menores
    3. A partir dos índices são rankeados os municípios da seguinte forma:
      1. Ranking Preventivo: oredenando por quem teve o melhor ROI preventivo
      2. Ranking Corretivo: ordenando por quem teve o melhor ROI corretivo (recuperação)
      3. Ranking Geral: é a média de ambos
    4. Escala indo de 0 à 100%, onde 100% representa a melhor eficiência, e 0 significa que perdeu tudo o que investiu
    5. O ranking dos estados é, na verdade, a média dos resultados de seus municípios, devido ao princípio da municipalização do Sistema Único de Saúde
    6. Escolhemos o ROI pois fornece um indicador idôneo para a gestão dos recursos realizada
  • Data da última atualização
    1. Dataset epidemiológico covid-19: 26/03/2022
    2. Dados de Transferências do Portal da transparência : 24/06/2021
  • Tabela de dados gerais sobre o covid
    * Para visualizar o mapa com todas as informações, acesse a partir de um tablet ou computador

    Estado ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab (média) Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    MA 94.91% 97.35% 96.13% 1.592.626.743,69 232,95 1 24 1
    PE 94.25% 96.81% 95.53% 1.833.392.667,03 158,85 2 26 2
    AL 93.28% 97.58% 95.43% 796.944.497,26 234,62 3 17 3
    BA 92.65% 98.03% 95.34% 2.711.638.633,66 170,40 4 12 4
    MG 91.47% 97.53% 94.50% 4.685.373.400,94 199,62 5 20 5
    PA 91.33% 97.54% 94.44% 1.453.942.331,99 143,09 6 19 6
    PB 90.72% 98.12% 94.42% 935.468.513,37 237,04 9 10 7
    SE 91.18% 97.49% 94.33% 485.054.219,19 172,14 7 21 8
    PI 91.11% 97.41% 94.26% 919.921.426,61 301,39 8 22 9
    AC 89.34% 98.40% 93.87% 202.675.124,90 149,29 11 5 10
    CE 89.26% 97.97% 93.62% 2.018.711.090,31 195,38 13 13 11
    MS 89.33% 97.60% 93.46% 633.897.104,87 155,63 12 16 12
    TO 88.36% 98.19% 93.27% 390.420.611,46 202,89 15 8 13
    SP 89.16% 96.95% 93.05% 8.477.085.876,23 155,33 14 25 14
    RJ 89.80% 96.24% 93.02% 2.360.632.824,99 181,31 10 27 15
    AM 87.36% 98.20% 92.78% 844.068.753,07 299,54 17 7 16
    RO 87.21% 97.72% 92.47% 300.846.296,08 131,69 19 15 17
    GO 87.54% 97.38% 92.46% 1.370.333.320,65 241,75 16 23 18
    PR 87.31% 97.57% 92.44% 2.185.717.583,59 167,24 18 18 19
    RR 86.16% 98.10% 92.13% 182.356.714,70 321,93 20 11 20
    RN 85.51% 98.64% 92.07% 825.035.355,44 240,93 22 2 21
    ES 85.73% 97.88% 91.80% 775.750.793,25 166,71 21 14 22
    AP 83.42% 99.11% 91.26% 246.977.968,68 279,91 23 1 23
    RS 80.74% 98.44% 89.59% 2.387.111.404,91 161,53 24 4 24
    DF 80.17% 98.27% 89.22% 1.529.699.796,08 507,32 25 6 25
    SC 79.73% 98.54% 89.13% 1.567.524.688,09 186,57 27 3 26
    MT 80.05% 98.16% 89.10% 692.118.554,63 183,46 26 9 27
    Município ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    Duas Barras (RJ) 97.87% 97.14% 97.51% 1.777.296,08 154,66 99 4144 101
    Ruy Barbosa (RN) 95.64% 99.36% 97.50% 1.204.658,42 334,63 506 211 102
    São Vicente Ferrer (MA) 98.98% 96.02% 97.50% 4.045.051,17 181,82 15 5038 103
    Melgaço (PA) 97.85% 97.14% 97.50% 3.606.106,38 130,40 103 4143 104
    Biritinga (BA) 96.12% 98.87% 97.50% 3.296.778,24 206,32 391 846 105
    Congonhas do Norte (MG) 98.10% 96.88% 97.49% 1.109.999,19 220,02 72 4464 106
    Crisólita (MG) 96.12% 98.85% 97.48% 1.012.234,98 150,99 389 896 107
    Bento Fernandes (RN) 96.54% 98.42% 97.48% 780.506,85 141,99 295 1761 108
    Diogo de Vasconcelos (MG) 95.55% 99.41% 97.48% 704.207,43 185,22 535 181 109
    Piritiba (BA) 96.92% 98.03% 97.48% 2.650.957,06 107,09 216 2610 110
    Santa Filomena (PI) 97.63% 97.30% 97.47% 1.939.453,85 310,16 123 3942 111
    São Bento (MA) 97.97% 96.95% 97.46% 5.291.921,72 117,05 87 4376 112
    São Domingos do Azeitão (MA) 96.42% 98.49% 97.45% 1.730.960,90 234,17 323 1610 113
    São João do Carú (MA) 96.55% 98.35% 97.45% 3.808.103,78 240,90 293 1922 114
    Itaíba (PE) 96.19% 98.71% 97.45% 3.733.546,62 141,70 369 1173 115
    Aldeias Altas (MA) 96.32% 98.57% 97.44% 4.078.898,52 153,74 342 1451 116
    Anguera (BA) 95.26% 99.62% 97.44% 1.952.749,16 174,03 622 73 117
    Jenipapo de Minas (MG) 97.72% 97.14% 97.43% 1.434.026,66 186,43 110 4145 118
    Amaralina (GO) 96.27% 98.59% 97.43% 767.807,11 201,42 352 1402 119
    Olho d'Água do Casado (AL) 97.87% 97.00% 97.43% 3.179.361,69 339,20 100 4317 120
    Betânia do Piauí (PI) 97.05% 97.81% 97.43% 1.468.928,71 236,73 193 3071 121
    Pilão Arcado (BA) 97.71% 97.14% 97.42% 4.959.081,55 141,49 113 4156 122
    São João das Missões (MG) 96.28% 98.55% 97.42% 2.147.302,73 165,00 351 1486 123
    Apicum-Açu (MA) 96.84% 97.98% 97.41% 5.450.672,39 316,18 233 2709 124
    Cidelândia (MA) 96.00% 98.81% 97.40% 3.483.958,94 237,05 415 957 125

    Mais sobre este projeto e a Inteligov

    Aqui você encontrará as publicações do diário oficial (inicialmente da União), bem como proposições legislativas apresentadas em âmbito federal, estadual e municipal. Não temos a pretensão de sermos exaustivos, mas sim de oferecer uma cobertura suficientemente acurada e gratuita a todos que tiverem interesse - profissional ou pessoal - no acompanhamento destas matérias.

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