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O Covid Radar na frente do COVID-19

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Serasa Experian DataLab

O DataLab é o laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Serasa Experian: uma unidade focada na análise do uso de novas fontes de dados, combinado com algoritmos de inteligência artificial e a aplicação de técnicas tradicionais ou inovadoras, com o objetivo de resolver problemas complexos.

Digesto

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Eficiência de gasto público

Considerando:

  1. Todos os recursos transferidos aos municípios dentro dos programas apontados pelo próprio Governo Federal como específicos para combate ao coronavírus, disponíveis no Painel do Portal da Transparência, para as seguintes ações:
    1. 21C0: Enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus
    2. 21C2: Benefício emergêncial de manutenção do emprego e da renda
    3. 00S3: Auxílio financeiro aos estados, ao distrito federal e aos municípios para compensação da variação nominal negativa dos recursos repassados pelo fundo de participacao
    4. 00S4: Auxílio emergencial de proteção social a pessoas em situação de vulnerabilidade, devido a pandemia da covid-19
    5. 00S5: Concessão de financiamentos para o pagamento da folha salarial, devido a pandemia do covid-19
    6. 00NY: Transferência de recursos para a conta de desenvolvimento energético (lei n. 10.438, de 26 de abril de 2002)
  2. Os dados das ações orçamentárias citadas não representam todos os investimentos do Governo Federal no combate à pandemia, já que os vários órgãos envolvidos podem executar despesas por meio de outros programas e ações
  3. Apenas os municípios que possuem dados

Metodologia de Cálculo

  1. Utilizamos dois índices de análise: o retorno sobre investimento (ROI) preventivo e corretivo
    1. ROI preventivo: avalia a capacidade dos municípios de diminuir os índices de contaminação em relação aos recursos aplicados
    2. ROI corretivo: a quantidade de pessoas que se recuperaram da doença, também considerando o valor investido
  2. Devido a diversidade de dados, onde os municípios tem cenários com quadros totalmente diferentes, por se tratar de ROI, analisamos seus aspectos de forma objetiva, evitando associações de causalidade que podem não necessariamente se comprovar. É considerado, também, quanto foi empregado para cada cidadão, consequentemente, corrigindo a disparidade estatística entre os municípios com populações maiores e menores
  3. A partir dos índices são rankeados os municípios da seguinte forma:
    1. Ranking Preventivo: oredenando por quem teve o melhor ROI preventivo
    2. Ranking Corretivo: ordenando por quem teve o melhor ROI corretivo (recuperação)
    3. Ranking Geral: é a média de ambos
  4. Escala indo de 0 à 100%, onde 100% representa a melhor eficiência, e 0 significa que perdeu tudo o que investiu
  5. O ranking dos estados é, na verdade, a média dos resultados de seus municípios, devido ao princípio da municipalização do Sistema Único de Saúde
  6. Escolhemos o ROI pois fornece um indicador idôneo para a gestão dos recursos realizada
  • Data da última atualização
    1. Dataset epidemiológico covid-19: 20/10/2021
    2. Dados de Transferências do Portal da transparência : 24/06/2021
  • O ranking dos estados é a média dos resultados de seus municípios
    Estado ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab (média) Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    MA 94.91% 97.35% 96.13% 1.592.626.743,69 232,95 1 21 1
    AL 94.56% 97.19% 95.87% 796.944.497,26 234,62 2 24 2
    PE 94.27% 96.81% 95.54% 1.833.392.667,03 158,85 3 26 3
    BA 92.76% 98.03% 95.40% 2.711.638.633,66 170,40 5 9 4
    PA 93.05% 97.20% 95.13% 1.453.942.331,99 143,09 4 23 5
    PI 92.28% 97.39% 94.84% 919.921.426,61 301,39 6 20 6
    MG 91.47% 97.53% 94.50% 4.685.373.400,94 199,62 7 17 7
    PB 90.72% 98.12% 94.42% 935.468.513,37 237,04 9 8 8
    SE 91.19% 97.50% 94.34% 485.054.219,19 172,14 8 19 9
    RN 89.55% 98.37% 93.96% 825.035.355,44 240,93 11 3 10
    AC 89.35% 98.40% 93.88% 202.675.124,90 149,29 12 2 11
    TO 89.11% 98.17% 93.64% 390.420.611,46 202,89 16 6 12
    CE 89.26% 97.97% 93.62% 2.018.711.090,31 195,38 14 10 13
    MS 89.33% 97.60% 93.46% 633.897.104,87 155,63 13 15 14
    SP 89.25% 96.99% 93.12% 8.477.085.876,23 155,33 15 25 15
    RJ 89.80% 96.24% 93.02% 2.360.632.824,99 181,31 10 27 16
    AM 87.64% 98.19% 92.92% 844.068.753,07 299,54 19 4 17
    RS 87.79% 97.83% 92.81% 2.387.111.404,91 161,53 18 13 18
    GO 88.17% 97.30% 92.73% 1.370.333.320,65 241,75 17 22 19
    PR 87.42% 97.58% 92.50% 2.185.717.583,59 167,24 20 16 20
    RO 87.21% 97.72% 92.47% 300.846.296,08 131,69 21 14 21
    RR 86.32% 98.16% 92.24% 182.356.714,70 321,93 23 7 22
    MT 86.52% 97.50% 92.01% 692.118.554,63 183,46 22 18 23
    ES 85.73% 97.88% 91.80% 775.750.793,25 166,71 24 11 24
    SC 84.86% 98.18% 91.52% 1.567.524.688,09 186,57 26 5 25
    AP 83.77% 99.11% 91.44% 246.977.968,68 279,91 27 1 26
    DF 85.00% 97.83% 91.42% 1.529.699.796,08 507,32 25 12 27
    Município ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    Milton Brandão (PI) 95.83% 98.91% 97.37% 1.894.261,11 286,45 505 602 151
    Mirador (MA) 95.74% 98.99% 97.37% 3.650.211,45 173,70 533 477 152
    Mambaí (GO) 96.95% 97.79% 97.37% 1.519.600,45 171,09 245 2884 153
    Bom Jesus do Tocantins (TO) 96.42% 98.29% 97.35% 572.552,62 116,99 363 1784 154
    Januário Cicco (RN) 96.99% 97.71% 97.35% 1.766.723,98 173,53 229 3022 155
    Itabi (SE) 95.64% 99.07% 97.35% 1.056.094,55 215,40 560 405 156
    Umburanas (BA) 95.99% 98.70% 97.35% 2.435.678,48 126,71 463 942 157
    Leme do Prado (MG) 96.38% 98.31% 97.35% 1.713.517,27 348,42 378 1712 158
    Virgem da Lapa (MG) 95.71% 98.98% 97.35% 2.189.329,71 159,20 542 498 159
    Irajuba (BA) 95.28% 99.42% 97.35% 1.333.632,27 183,70 681 141 160
    Caldeirão Grande (BA) 95.72% 98.95% 97.34% 1.657.721,64 124,39 538 546 161
    Monte Alegre de Goiás (GO) 96.93% 97.73% 97.33% 1.543.995,18 179,41 249 2995 162
    Vila Boa (GO) 96.52% 98.14% 97.33% 970.443,66 157,26 341 2103 163
    Vargem Grande (MA) 96.19% 98.47% 97.33% 6.948.742,58 122,96 413 1392 164
    Boa Vista do Tupim (BA) 98.44% 96.21% 97.32% 3.269.876,41 176,03 53 4899 165
    São Sebastião do Maranhão (MG) 95.27% 99.37% 97.32% 1.458.139,53 145,18 682 171 166
    Tuiuti (SP) 95.63% 99.00% 97.32% 841.169,87 122,01 563 470 167
    Arraial (PI) 96.38% 98.25% 97.31% 1.125.463,57 238,09 375 1876 168
    Serranópolis de Minas (MG) 95.57% 99.06% 97.31% 1.485.037,81 310,61 591 415 169
    Dom Eliseu (PA) 96.46% 98.16% 97.31% 4.716.681,65 78,98 356 2067 170
    Santo Hipólito (MG) 95.30% 99.31% 97.31% 819.291,47 265,40 674 207 171
    Araçaí (MG) 95.57% 99.04% 97.30% 678.754,41 289,20 589 444 172
    Acará (PA) 96.79% 97.81% 97.30% 6.210.368,50 111,72 284 2832 173
    Peixe-Boi (PA) 95.78% 98.83% 97.30% 1.422.727,16 176,15 518 736 174
    Natuba (PB) 96.50% 98.09% 97.29% 1.871.125,65 178,99 345 2235 175

    Eficiência de gasto público

    Considerando:

    1. Todos os recursos transferidos aos municípios dentro dos programas apontados pelo próprio Governo Federal como específicos para combate ao coronavírus, disponíveis no Painel do Portal da Transparência, para as seguintes ações:
      1. 21C0: Enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus
      2. 21C2: Benefício emergêncial de manutenção do emprego e da renda
      3. 00S3: Auxílio financeiro aos estados, ao distrito federal e aos municípios para compensação da variação nominal negativa dos recursos repassados pelo fundo de participacao
      4. 00S4: Auxílio emergencial de proteção social a pessoas em situação de vulnerabilidade, devido a pandemia da covid-19
      5. 00S5: Concessão de financiamentos para o pagamento da folha salarial, devido a pandemia do covid-19
      6. 00NY: Transferência de recursos para a conta de desenvolvimento energético (lei n. 10.438, de 26 de abril de 2002)
    2. Os dados das ações orçamentárias citadas não representam todos os investimentos do Governo Federal no combate à pandemia, já que os vários órgãos envolvidos podem executar despesas por meio de outros programas e ações
    3. Apenas os municípios que possuem dados

    Metodologia de Cálculo

    1. Utilizamos dois índices de análise: o retorno sobre investimento (ROI) preventivo e corretivo
      1. ROI preventivo: avalia a capacidade dos municípios de diminuir os índices de contaminação em relação aos recursos aplicados
      2. ROI corretivo: a quantidade de pessoas que se recuperaram da doença, também considerando o valor investido
    2. Devido a diversidade de dados, onde os municípios tem cenários com quadros totalmente diferentes, por se tratar de ROI, analisamos seus aspectos de forma objetiva, evitando associações de causalidade que podem não necessariamente se comprovar. É considerado, também, quanto foi empregado para cada cidadão, consequentemente, corrigindo a disparidade estatística entre os municípios com populações maiores e menores
    3. A partir dos índices são rankeados os municípios da seguinte forma:
      1. Ranking Preventivo: oredenando por quem teve o melhor ROI preventivo
      2. Ranking Corretivo: ordenando por quem teve o melhor ROI corretivo (recuperação)
      3. Ranking Geral: é a média de ambos
    4. Escala indo de 0 à 100%, onde 100% representa a melhor eficiência, e 0 significa que perdeu tudo o que investiu
    5. O ranking dos estados é, na verdade, a média dos resultados de seus municípios, devido ao princípio da municipalização do Sistema Único de Saúde
    6. Escolhemos o ROI pois fornece um indicador idôneo para a gestão dos recursos realizada
  • Data da última atualização
    1. Dataset epidemiológico covid-19: 20/10/2021
    2. Dados de Transferências do Portal da transparência : 24/06/2021
  • Tabela de dados gerais sobre o covid
    * Para visualizar o mapa com todas as informações, acesse a partir de um tablet ou computador

    Estado ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab (média) Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    MA 94.91% 97.35% 96.13% 1.592.626.743,69 232,95 1 21 1
    AL 94.56% 97.19% 95.87% 796.944.497,26 234,62 2 24 2
    PE 94.27% 96.81% 95.54% 1.833.392.667,03 158,85 3 26 3
    BA 92.76% 98.03% 95.40% 2.711.638.633,66 170,40 5 9 4
    PA 93.05% 97.20% 95.13% 1.453.942.331,99 143,09 4 23 5
    PI 92.28% 97.39% 94.84% 919.921.426,61 301,39 6 20 6
    MG 91.47% 97.53% 94.50% 4.685.373.400,94 199,62 7 17 7
    PB 90.72% 98.12% 94.42% 935.468.513,37 237,04 9 8 8
    SE 91.19% 97.50% 94.34% 485.054.219,19 172,14 8 19 9
    RN 89.55% 98.37% 93.96% 825.035.355,44 240,93 11 3 10
    AC 89.35% 98.40% 93.88% 202.675.124,90 149,29 12 2 11
    TO 89.11% 98.17% 93.64% 390.420.611,46 202,89 16 6 12
    CE 89.26% 97.97% 93.62% 2.018.711.090,31 195,38 14 10 13
    MS 89.33% 97.60% 93.46% 633.897.104,87 155,63 13 15 14
    SP 89.25% 96.99% 93.12% 8.477.085.876,23 155,33 15 25 15
    RJ 89.80% 96.24% 93.02% 2.360.632.824,99 181,31 10 27 16
    AM 87.64% 98.19% 92.92% 844.068.753,07 299,54 19 4 17
    RS 87.79% 97.83% 92.81% 2.387.111.404,91 161,53 18 13 18
    GO 88.17% 97.30% 92.73% 1.370.333.320,65 241,75 17 22 19
    PR 87.42% 97.58% 92.50% 2.185.717.583,59 167,24 20 16 20
    RO 87.21% 97.72% 92.47% 300.846.296,08 131,69 21 14 21
    RR 86.32% 98.16% 92.24% 182.356.714,70 321,93 23 7 22
    MT 86.52% 97.50% 92.01% 692.118.554,63 183,46 22 18 23
    ES 85.73% 97.88% 91.80% 775.750.793,25 166,71 24 11 24
    SC 84.86% 98.18% 91.52% 1.567.524.688,09 186,57 26 5 25
    AP 83.77% 99.11% 91.44% 246.977.968,68 279,91 27 1 26
    DF 85.00% 97.83% 91.42% 1.529.699.796,08 507,32 25 12 27
    Município ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    Milton Brandão (PI) 95.83% 98.91% 97.37% 1.894.261,11 286,45 505 602 151
    Mirador (MA) 95.74% 98.99% 97.37% 3.650.211,45 173,70 533 477 152
    Mambaí (GO) 96.95% 97.79% 97.37% 1.519.600,45 171,09 245 2884 153
    Bom Jesus do Tocantins (TO) 96.42% 98.29% 97.35% 572.552,62 116,99 363 1784 154
    Januário Cicco (RN) 96.99% 97.71% 97.35% 1.766.723,98 173,53 229 3022 155
    Itabi (SE) 95.64% 99.07% 97.35% 1.056.094,55 215,40 560 405 156
    Umburanas (BA) 95.99% 98.70% 97.35% 2.435.678,48 126,71 463 942 157
    Leme do Prado (MG) 96.38% 98.31% 97.35% 1.713.517,27 348,42 378 1712 158
    Virgem da Lapa (MG) 95.71% 98.98% 97.35% 2.189.329,71 159,20 542 498 159
    Irajuba (BA) 95.28% 99.42% 97.35% 1.333.632,27 183,70 681 141 160
    Caldeirão Grande (BA) 95.72% 98.95% 97.34% 1.657.721,64 124,39 538 546 161
    Monte Alegre de Goiás (GO) 96.93% 97.73% 97.33% 1.543.995,18 179,41 249 2995 162
    Vila Boa (GO) 96.52% 98.14% 97.33% 970.443,66 157,26 341 2103 163
    Vargem Grande (MA) 96.19% 98.47% 97.33% 6.948.742,58 122,96 413 1392 164
    Boa Vista do Tupim (BA) 98.44% 96.21% 97.32% 3.269.876,41 176,03 53 4899 165
    São Sebastião do Maranhão (MG) 95.27% 99.37% 97.32% 1.458.139,53 145,18 682 171 166
    Tuiuti (SP) 95.63% 99.00% 97.32% 841.169,87 122,01 563 470 167
    Arraial (PI) 96.38% 98.25% 97.31% 1.125.463,57 238,09 375 1876 168
    Serranópolis de Minas (MG) 95.57% 99.06% 97.31% 1.485.037,81 310,61 591 415 169
    Dom Eliseu (PA) 96.46% 98.16% 97.31% 4.716.681,65 78,98 356 2067 170
    Santo Hipólito (MG) 95.30% 99.31% 97.31% 819.291,47 265,40 674 207 171
    Araçaí (MG) 95.57% 99.04% 97.30% 678.754,41 289,20 589 444 172
    Acará (PA) 96.79% 97.81% 97.30% 6.210.368,50 111,72 284 2832 173
    Peixe-Boi (PA) 95.78% 98.83% 97.30% 1.422.727,16 176,15 518 736 174
    Natuba (PB) 96.50% 98.09% 97.29% 1.871.125,65 178,99 345 2235 175

    Mais sobre este projeto e a Inteligov

    Aqui você encontrará as publicações do diário oficial (inicialmente da União), bem como proposições legislativas apresentadas em âmbito federal, estadual e municipal. Não temos a pretensão de sermos exaustivos, mas sim de oferecer uma cobertura suficientemente acurada e gratuita a todos que tiverem interesse - profissional ou pessoal - no acompanhamento destas matérias.

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