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O Covid Radar na frente do COVID-19

Com o objetivo de ajudar no rastreamento do COVID-19 no Brasil, o Covid Radar surge como uma iniciativa formada com o apoio de diversas instituições públicas, privadas e acadêmicas em prol de uma maneira de acompanhar o avanço de casos da doença no país.

Serasa Experian DataLab

O DataLab é o laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Serasa Experian: uma unidade focada na análise do uso de novas fontes de dados, combinado com algoritmos de inteligência artificial e a aplicação de técnicas tradicionais ou inovadoras, com o objetivo de resolver problemas complexos.

Digesto

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Eficiência de gasto público

Considerando:

  1. Todos os recursos transferidos aos municípios dentro dos programas apontados pelo próprio Governo Federal como específicos para combate ao coronavírus, disponíveis no Painel do Portal da Transparência, para as seguintes ações:
    1. 21C0: Enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus
    2. 21C2: Benefício emergêncial de manutenção do emprego e da renda
    3. 00S3: Auxílio financeiro aos estados, ao distrito federal e aos municípios para compensação da variação nominal negativa dos recursos repassados pelo fundo de participacao
    4. 00S4: Auxílio emergencial de proteção social a pessoas em situação de vulnerabilidade, devido a pandemia da covid-19
    5. 00S5: Concessão de financiamentos para o pagamento da folha salarial, devido a pandemia do covid-19
    6. 00NY: Transferência de recursos para a conta de desenvolvimento energético (lei n. 10.438, de 26 de abril de 2002)
  2. Os dados das ações orçamentárias citadas não representam todos os investimentos do Governo Federal no combate à pandemia, já que os vários órgãos envolvidos podem executar despesas por meio de outros programas e ações
  3. Apenas os municípios que possuem dados

Metodologia de Cálculo

  1. Utilizamos dois índices de análise: o retorno sobre investimento (ROI) preventivo e corretivo
    1. ROI preventivo: avalia a capacidade dos municípios de diminuir os índices de contaminação em relação aos recursos aplicados
    2. ROI corretivo: a quantidade de pessoas que se recuperaram da doença, também considerando o valor investido
  2. Devido a diversidade de dados, onde os municípios tem cenários com quadros totalmente diferentes, por se tratar de ROI, analisamos seus aspectos de forma objetiva, evitando associações de causalidade que podem não necessariamente se comprovar. É considerado, também, quanto foi empregado para cada cidadão, consequentemente, corrigindo a disparidade estatística entre os municípios com populações maiores e menores
  3. A partir dos índices são rankeados os municípios da seguinte forma:
    1. Ranking Preventivo: oredenando por quem teve o melhor ROI preventivo
    2. Ranking Corretivo: ordenando por quem teve o melhor ROI corretivo (recuperação)
    3. Ranking Geral: é a média de ambos
  4. Escala indo de 0 à 100%, onde 100% representa a melhor eficiência, e 0 significa que perdeu tudo o que investiu
  5. O ranking dos estados é, na verdade, a média dos resultados de seus municípios, devido ao princípio da municipalização do Sistema Único de Saúde
  6. Escolhemos o ROI pois fornece um indicador idôneo para a gestão dos recursos realizada
  • Data da última atualização
    1. Dataset epidemiológico covid-19: 26/03/2022
    2. Dados de Transferências do Portal da transparência : 24/06/2021
  • O ranking dos estados é a média dos resultados de seus municípios
    Estado ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab (média) Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    MA 94.91% 97.35% 96.13% 1.592.626.743,69 232,95 1 24 1
    PE 94.25% 96.81% 95.53% 1.833.392.667,03 158,85 2 26 2
    AL 93.28% 97.58% 95.43% 796.944.497,26 234,62 3 17 3
    BA 92.65% 98.03% 95.34% 2.711.638.633,66 170,40 4 12 4
    MG 91.47% 97.53% 94.50% 4.685.373.400,94 199,62 5 20 5
    PA 91.33% 97.54% 94.44% 1.453.942.331,99 143,09 6 19 6
    PB 90.72% 98.12% 94.42% 935.468.513,37 237,04 9 10 7
    SE 91.18% 97.49% 94.33% 485.054.219,19 172,14 7 21 8
    PI 91.11% 97.41% 94.26% 919.921.426,61 301,39 8 22 9
    AC 89.34% 98.40% 93.87% 202.675.124,90 149,29 11 5 10
    CE 89.26% 97.97% 93.62% 2.018.711.090,31 195,38 13 13 11
    MS 89.33% 97.60% 93.46% 633.897.104,87 155,63 12 16 12
    TO 88.36% 98.19% 93.27% 390.420.611,46 202,89 15 8 13
    SP 89.16% 96.95% 93.05% 8.477.085.876,23 155,33 14 25 14
    RJ 89.80% 96.24% 93.02% 2.360.632.824,99 181,31 10 27 15
    AM 87.36% 98.20% 92.78% 844.068.753,07 299,54 17 7 16
    RO 87.21% 97.72% 92.47% 300.846.296,08 131,69 19 15 17
    GO 87.54% 97.38% 92.46% 1.370.333.320,65 241,75 16 23 18
    PR 87.31% 97.57% 92.44% 2.185.717.583,59 167,24 18 18 19
    RR 86.16% 98.10% 92.13% 182.356.714,70 321,93 20 11 20
    RN 85.51% 98.64% 92.07% 825.035.355,44 240,93 22 2 21
    ES 85.73% 97.88% 91.80% 775.750.793,25 166,71 21 14 22
    AP 83.42% 99.11% 91.26% 246.977.968,68 279,91 23 1 23
    RS 80.74% 98.44% 89.59% 2.387.111.404,91 161,53 24 4 24
    DF 80.17% 98.27% 89.22% 1.529.699.796,08 507,32 25 6 25
    SC 79.73% 98.54% 89.13% 1.567.524.688,09 186,57 27 3 26
    MT 80.05% 98.16% 89.10% 692.118.554,63 183,46 26 9 27
    Município ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    Arraial (PI) 96.36% 98.26% 97.31% 1.125.463,57 238,09 334 2140 151
    Santo Hipólito (MG) 95.30% 99.31% 97.31% 819.291,47 265,40 607 262 152
    Araçaí (MG) 95.57% 99.04% 97.30% 678.754,41 289,20 530 577 153
    Bom Jesus do Tocantins (TO) 96.22% 98.38% 97.30% 572.552,62 116,99 363 1852 154
    Natuba (PB) 96.50% 98.09% 97.29% 1.871.125,65 178,99 307 2500 155
    São Francisco (MG) 97.07% 97.51% 97.29% 2.231.383,26 39,62 187 3617 156
    Várzea (PB) 95.30% 99.24% 97.27% 815.928,50 290,37 608 320 157
    Marabá Paulista (SP) 98.05% 96.49% 97.27% 732.642,48 125,17 75 4785 158
    Novo Triunfo (BA) 95.76% 98.78% 97.27% 2.098.633,40 135,92 476 1023 159
    Presidente Vargas (MA) 96.15% 98.38% 97.26% 2.871.703,48 256,56 381 1857 160
    Almas (TO) 96.61% 97.91% 97.26% 1.281.444,08 181,64 277 2868 161
    Vila Boa (GO) 96.24% 98.28% 97.26% 970.443,66 157,26 359 2090 162
    Materlândia (MG) 94.95% 99.56% 97.25% 953.933,53 213,93 710 99 163
    Pracinha (SP) 96.80% 97.71% 97.25% 591.658,63 144,55 241 3262 164
    Botumirim (MG) 96.15% 98.35% 97.25% 1.241.163,84 196,42 378 1908 165
    Caturama (BA) 97.06% 97.45% 97.25% 1.761.974,53 188,87 188 3740 166
    Coração de Jesus (MG) 97.10% 97.41% 97.25% 7.909.536,63 297,33 184 3794 167
    Peixe-Boi (PA) 95.64% 98.86% 97.25% 1.422.727,16 176,15 505 861 168
    Campo Azul (MG) 94.50% 100.00% 97.25% 874.605,11 229,13 848 11 169
    Cajapió (MA) 98.41% 96.07% 97.24% 2.187.657,94 195,73 49 5020 170
    Dom Inocêncio (PI) 96.64% 97.82% 97.23% 1.874.275,64 196,14 271 3061 171
    Vila Nova dos Martírios (MA) 95.42% 99.02% 97.22% 2.156.505,90 161,03 573 594 172
    São Domingos (GO) 98.12% 96.31% 97.21% 1.795.576,23 138,67 71 4896 173
    Botuporã (BA) 95.50% 98.91% 97.21% 1.963.251,98 192,27 545 788 174
    Pedra Bela (SP) 96.09% 98.32% 97.21% 1.452.614,24 238,41 399 1992 175

    Eficiência de gasto público

    Considerando:

    1. Todos os recursos transferidos aos municípios dentro dos programas apontados pelo próprio Governo Federal como específicos para combate ao coronavírus, disponíveis no Painel do Portal da Transparência, para as seguintes ações:
      1. 21C0: Enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus
      2. 21C2: Benefício emergêncial de manutenção do emprego e da renda
      3. 00S3: Auxílio financeiro aos estados, ao distrito federal e aos municípios para compensação da variação nominal negativa dos recursos repassados pelo fundo de participacao
      4. 00S4: Auxílio emergencial de proteção social a pessoas em situação de vulnerabilidade, devido a pandemia da covid-19
      5. 00S5: Concessão de financiamentos para o pagamento da folha salarial, devido a pandemia do covid-19
      6. 00NY: Transferência de recursos para a conta de desenvolvimento energético (lei n. 10.438, de 26 de abril de 2002)
    2. Os dados das ações orçamentárias citadas não representam todos os investimentos do Governo Federal no combate à pandemia, já que os vários órgãos envolvidos podem executar despesas por meio de outros programas e ações
    3. Apenas os municípios que possuem dados

    Metodologia de Cálculo

    1. Utilizamos dois índices de análise: o retorno sobre investimento (ROI) preventivo e corretivo
      1. ROI preventivo: avalia a capacidade dos municípios de diminuir os índices de contaminação em relação aos recursos aplicados
      2. ROI corretivo: a quantidade de pessoas que se recuperaram da doença, também considerando o valor investido
    2. Devido a diversidade de dados, onde os municípios tem cenários com quadros totalmente diferentes, por se tratar de ROI, analisamos seus aspectos de forma objetiva, evitando associações de causalidade que podem não necessariamente se comprovar. É considerado, também, quanto foi empregado para cada cidadão, consequentemente, corrigindo a disparidade estatística entre os municípios com populações maiores e menores
    3. A partir dos índices são rankeados os municípios da seguinte forma:
      1. Ranking Preventivo: oredenando por quem teve o melhor ROI preventivo
      2. Ranking Corretivo: ordenando por quem teve o melhor ROI corretivo (recuperação)
      3. Ranking Geral: é a média de ambos
    4. Escala indo de 0 à 100%, onde 100% representa a melhor eficiência, e 0 significa que perdeu tudo o que investiu
    5. O ranking dos estados é, na verdade, a média dos resultados de seus municípios, devido ao princípio da municipalização do Sistema Único de Saúde
    6. Escolhemos o ROI pois fornece um indicador idôneo para a gestão dos recursos realizada
  • Data da última atualização
    1. Dataset epidemiológico covid-19: 26/03/2022
    2. Dados de Transferências do Portal da transparência : 24/06/2021
  • Tabela de dados gerais sobre o covid
    * Para visualizar o mapa com todas as informações, acesse a partir de um tablet ou computador

    Estado ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab (média) Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    MA 94.91% 97.35% 96.13% 1.592.626.743,69 232,95 1 24 1
    PE 94.25% 96.81% 95.53% 1.833.392.667,03 158,85 2 26 2
    AL 93.28% 97.58% 95.43% 796.944.497,26 234,62 3 17 3
    BA 92.65% 98.03% 95.34% 2.711.638.633,66 170,40 4 12 4
    MG 91.47% 97.53% 94.50% 4.685.373.400,94 199,62 5 20 5
    PA 91.33% 97.54% 94.44% 1.453.942.331,99 143,09 6 19 6
    PB 90.72% 98.12% 94.42% 935.468.513,37 237,04 9 10 7
    SE 91.18% 97.49% 94.33% 485.054.219,19 172,14 7 21 8
    PI 91.11% 97.41% 94.26% 919.921.426,61 301,39 8 22 9
    AC 89.34% 98.40% 93.87% 202.675.124,90 149,29 11 5 10
    CE 89.26% 97.97% 93.62% 2.018.711.090,31 195,38 13 13 11
    MS 89.33% 97.60% 93.46% 633.897.104,87 155,63 12 16 12
    TO 88.36% 98.19% 93.27% 390.420.611,46 202,89 15 8 13
    SP 89.16% 96.95% 93.05% 8.477.085.876,23 155,33 14 25 14
    RJ 89.80% 96.24% 93.02% 2.360.632.824,99 181,31 10 27 15
    AM 87.36% 98.20% 92.78% 844.068.753,07 299,54 17 7 16
    RO 87.21% 97.72% 92.47% 300.846.296,08 131,69 19 15 17
    GO 87.54% 97.38% 92.46% 1.370.333.320,65 241,75 16 23 18
    PR 87.31% 97.57% 92.44% 2.185.717.583,59 167,24 18 18 19
    RR 86.16% 98.10% 92.13% 182.356.714,70 321,93 20 11 20
    RN 85.51% 98.64% 92.07% 825.035.355,44 240,93 22 2 21
    ES 85.73% 97.88% 91.80% 775.750.793,25 166,71 21 14 22
    AP 83.42% 99.11% 91.26% 246.977.968,68 279,91 23 1 23
    RS 80.74% 98.44% 89.59% 2.387.111.404,91 161,53 24 4 24
    DF 80.17% 98.27% 89.22% 1.529.699.796,08 507,32 25 6 25
    SC 79.73% 98.54% 89.13% 1.567.524.688,09 186,57 27 3 26
    MT 80.05% 98.16% 89.10% 692.118.554,63 183,46 26 9 27
    Município ROI Preventivo ROI Corretivo ROI Geral Transferências (R$) R$ / hab Ranking Preventivo Ranking Corretivo Ranking Geral
    Arraial (PI) 96.36% 98.26% 97.31% 1.125.463,57 238,09 334 2140 151
    Santo Hipólito (MG) 95.30% 99.31% 97.31% 819.291,47 265,40 607 262 152
    Araçaí (MG) 95.57% 99.04% 97.30% 678.754,41 289,20 530 577 153
    Bom Jesus do Tocantins (TO) 96.22% 98.38% 97.30% 572.552,62 116,99 363 1852 154
    Natuba (PB) 96.50% 98.09% 97.29% 1.871.125,65 178,99 307 2500 155
    São Francisco (MG) 97.07% 97.51% 97.29% 2.231.383,26 39,62 187 3617 156
    Várzea (PB) 95.30% 99.24% 97.27% 815.928,50 290,37 608 320 157
    Marabá Paulista (SP) 98.05% 96.49% 97.27% 732.642,48 125,17 75 4785 158
    Novo Triunfo (BA) 95.76% 98.78% 97.27% 2.098.633,40 135,92 476 1023 159
    Presidente Vargas (MA) 96.15% 98.38% 97.26% 2.871.703,48 256,56 381 1857 160
    Almas (TO) 96.61% 97.91% 97.26% 1.281.444,08 181,64 277 2868 161
    Vila Boa (GO) 96.24% 98.28% 97.26% 970.443,66 157,26 359 2090 162
    Materlândia (MG) 94.95% 99.56% 97.25% 953.933,53 213,93 710 99 163
    Pracinha (SP) 96.80% 97.71% 97.25% 591.658,63 144,55 241 3262 164
    Botumirim (MG) 96.15% 98.35% 97.25% 1.241.163,84 196,42 378 1908 165
    Caturama (BA) 97.06% 97.45% 97.25% 1.761.974,53 188,87 188 3740 166
    Coração de Jesus (MG) 97.10% 97.41% 97.25% 7.909.536,63 297,33 184 3794 167
    Peixe-Boi (PA) 95.64% 98.86% 97.25% 1.422.727,16 176,15 505 861 168
    Campo Azul (MG) 94.50% 100.00% 97.25% 874.605,11 229,13 848 11 169
    Cajapió (MA) 98.41% 96.07% 97.24% 2.187.657,94 195,73 49 5020 170
    Dom Inocêncio (PI) 96.64% 97.82% 97.23% 1.874.275,64 196,14 271 3061 171
    Vila Nova dos Martírios (MA) 95.42% 99.02% 97.22% 2.156.505,90 161,03 573 594 172
    São Domingos (GO) 98.12% 96.31% 97.21% 1.795.576,23 138,67 71 4896 173
    Botuporã (BA) 95.50% 98.91% 97.21% 1.963.251,98 192,27 545 788 174
    Pedra Bela (SP) 96.09% 98.32% 97.21% 1.452.614,24 238,41 399 1992 175

    Mais sobre este projeto e a Inteligov

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